Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
19 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Ginásio Falcão recebe cerimônia de abertura da final estadual do JORI
Evento ocorre neste domingo (25)
23/3/2018
  Compartilhar no Whatsapp
Chegou a hora. Neste domingo (25), às 13 horas, no Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, 8169, Bairro Mirim), em Praia Grande, acontece a cerimônia de abertura da fase final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) com apoio da Prefeitura e Fundo Social local.

No evento, 10 representantes de cada um dos 202 municípios participantes desfilam com a placa (nome) indicativa da respectiva localidade. Depois, autoridades manifestam-se, executa-se o hino nacional e o de Praia Grande, os atletas realizam o juramento ético desportivo e ocorre o acendimento da tocha comemorativa dos Jogos. Às 15 horas, acontece a primeira e única competição do dia: o torneio de coreografia.

Jantar - No total, a competição estadual movimenta mais de três mil atletas acima dos 60 anos, de 202 municípios, em 14 modalidades, no período de domingo a quinta-feira (25 a 29). No sábado (24), para os atletas indicados na relação nominal das Cidades será oferecido um jantar de boas-vindas pelo Comitê Organizador do JORI (Prefeitura de Praia Grande por meio da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) a partir das 19 horas, no Espaço de Eventos Jair Rodrigues (Rua Savério Fittipaldi, 78, Bairro Quietude). Servem-se mais de três mil refeições.

Dados - A sede dos Comitês Dirigente e Organizador dos Jogos está localizada na Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (Avenida dos Sindicatos, 815, Bairro Mirim). Os mais de três mil atletas, técnicos e dirigentes estão alojados em 23 Colônias de Férias. É um diferencial e ao mesmo tempo um atrativo da organização de Praia Grande. Isso por que na maioria das vezes, as cidades-sedes do JORI (tanto na etapa classificatória, quanto na final) locam atletas, técnicos e dirigentes em Escolas Estaduais e Municipais; o que obriga que cada município leve os próprios colchões, por exemplo.

Os atletas encaram torneios de 14 modalidades, com divisão por faixa etária: atletismo e natação, categorias A (60 a 64 anos), B (65 a 69), C (70 a 74), D (75 a 79), E (80 a 84) e F (mais de 85); tênis, tênis de mesa e vôlei, classes A (60 a 69) e B (mais de 70); bocha, coreografia, dança de salão, malha, truco, buraco, damas, dominó e xadrez, categoria única (mais de 60 anos).

Participam da fase final do JORI, equipes e competidores que qualificaram-se nas fases classificatórias do JORI. No total, são oito etapas (a SELJ divide os 645 municípios do Estado em oito regiões esportivas): 1ª Região (sede: São Vicente), 2ª (São Sebastião), 3ª (Lençóis Paulista), 4ª (Limeira), 5ª (Cravinhos), 6ª (Andradina), 7ª (Adamantina) e 8ª (Itapeva). As maiores delegações participantes da final estadual do JORI são as de Praia Grande (152 pessoas), São José do Rio Preto (82 pessoas), Ribeirão Preto (80), Sorocaba (80), Presidente Prudente (73), Campinas (69), Assis (62), Jundiaí (60), Botucatu (60), Piracicaba (60) e São José dos Campos (58).

Esta é a terceira vez (2005, 2007 e 2018) que a cidade de Praia Grande sedia a fase final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). O município também recebeu por três vezes (1997, 2015 e 2017) a etapa classificatória da competição. É importante ressaltar que os boletins informativos, que trazem todas as informações dos JORI será publicado no site da Prefeitura de Praia Grande WWW.praiagrande.sp.gov.br e também no site da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (www.selj.sp.gov.br).

A SELJ dirigi o evento (Comitê Dirigente) e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande organiza (Comitê Organizador) com apoio de outros entes municipais: Assistência Social (Seas), Educação (Seduc), Saúde Pública (Sesap), Urbanismo (Seurb), Segurança Pública (Seasp), Cultura e Turismo (Sectur), Administração (Sead), Obras Públicas (Seop), Transporte (Setransp), de Governo (Seg), Finanças (Sefin), Planejamento (Seplan), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito (Setran), Guarda Civil Municipal (GCM). E ainda orgãos estaduais como a Polícia Militar e Sabesp.

Retrospecto - Vale frisar que na fase final do JORI de 2017, a campeã geral foi a cidade-sede de Sertãozinho com 79 pontos. Na sequência, terminaram as turmas de Piracicaba com 73, Jundiaí 54, Botucatu com 44, Guarulhos com 42, Ribeirão Preto com 36, Santo André com 34, Presidente Prudente com 33,5, Praia Grande com 32 (melhor resultado de todos os tempos), Itatiba e Campinas com 30.

O grupo de Praia Grande subiu duas vezes no pódio: primeiro lugar no xadrez feminino e segunda posição no dominó masculino. Na fase final do JORI de 2016, realizada em Barretos, o grupo de Praia Grande terminou em 27º lugar com 11 pontos e uma medalha de bronze. Na decisão do JORI 2015, realizada em Campinas, a delegação municipal terminou na 46ª posição com oito pontos e sem pódios.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias