Etapa final do Jori é iniciada em PG

Mais de 3.000 pessoas participam das disputas até a próxima quinta-feira (29)

25/3/2018

A principal competição da terceira idade de todo o estado de São Paulo já começou. Até a próxima quinta-feira (29), mais de 3 mil atletas e dirigentes passarão por Praia Grande para disputar uma das 14 modalidades da etapa final da 22ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos (Jori). A cerimônia de abertura foi realizada neste domingo (25), no Ginásio Falcão, e contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lú Alckmin.

No total, 197 diferentes municípios de todo o Estado participam desta disputa. Estas cidades conquistaram o direito após vencerem as edições regionais do Jori, realizadas desde o início do ano. Só os melhores de cada modalidade garantiram a vaga.

Durante a cerimônia de abertura, as delegações dos municípios participantes se apresentaram para os convidados. O jogador da equipe praia-grandense de vôlei adaptado, Peter Graller Neto, de 71 anos, foi escolhido para conduzir a tocha que acendeu a pira dos jogos. A aposentada Therezinha Leal da Fonseca, de 68 anos, frequentadora do Programa Conviver, foi a responsável por ler o juramento do atleta.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, participou da cerimônia de abertura e destacou a importância que uma competição como esta tem na vida do público da Melhor Idade. “Para nós é uma honra sediar mais uma vez a disputa final dos Jori. A responsabilidade é grande, mas é muito gratificante. É um evento de inclusão, um exemplo de vitalidade. É uma disputa saudável, cheia de alegria, um brinde à vida”.

O prefeito de Praia Grande também prestigiou a festa e enfatizou a evolução da perspectiva de vida da Melhor Idade e como isso deve ser considerado quando são planejadas as políticas públicas do Município. “O Jori nos mostra isso. Quando começou há cerca de 20 anos, a idade de corte era 55 anos, hoje já é 60. Temos uma nova realidade e precisamos ter opções de inclusão da Melhor Idade na sociedade”.

Para Lu Alckmin, que acompanha a competição desde que o início, a competição tem crescido cada vez mais e tem sido muito bem aceita pelos idosos. “O Brasil está envelhecendo e nós precisamos de políticas públicas para o idoso. Para que possamos envelhecer cada vez melhor precisamos de atividade como os Jori, que proporcionam lazer, convívio social e atividade física”.

Coreografia – Logo após a cerimônia de abertura já ocorreu a disputa da primeira modalidade desta edição do Jori: coreografia. Ao todo, 18 equipes de diferentes municípios se apresentaram. São Vicente garantiu o primeiro lugar, com 48,8 pontos; a segunda colocação ficou com a cidade de Itatiba, com 45,5 pontos e na terceira colocação Taubaté, com 44,4 pontos.

As disputas das outras 13 modalidades acontecem até a próxima quinta-feira (29), quando será finalizado o Jori e conhecida a cidade campeã geral da competição.

Jori – Os Jogos Regionais dos Idosos é fruto de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado e dos municípios. A competição também conta com o apoio das secretarias de Esporte do Estado e das cidades. Esta é a terceira vez que Praia Grande recebe a etapa final da competição. Em outras três oportunidades, o Município sediou a etapa regional do Jori. Atualmente, a Cidade é dona do título de bicampeã geral da etapa regional do Jori.

Para acompanhar todos os dados da competição basta acessar o site oficial de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br).