A Prefeitura de Praia Grande realizou na quarta-feira (14), mais um módulo do Curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes, que teve como tema central Segurança e Prevenção à Acidentes. Participam dessas palestras cerca de 600 profissionais, aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin). As aulas acontecem sempre a partir 18h30, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim. No total, o curso terá duração total de 16 horas e oito módulos. Os participantes foram divididos em duas turmas: uma as segundas e quartas-feiras e outra as terças e quintas-feiras. A participação é obrigatória. Aqueles que não atingirem ao menos 75% de presença, não poderão renovar suas autorizações.
Iniciativa inédita na Região, a aplicação do curso iniciou em agosto, formando em sua primeira turma cerca de 500 ambulantes. Como frisou o secretário adjunto de Segurança, Antonio Carlos Biazotto, um dos palestrantes do evento, as pessoas devem estar atentas: “Queremos conscientizar os participantes de que a prevenção é tudo: hoje em dia não dá pra ficar ostentando, andar com muito dinheiro, mostrar um grande volume quando faz troco, trabalhar com acessórios de valor, como correntes ou pulseiras de ouro e/ou relógios chamativos. E no comércio ambulante, por exemplo, acontece algo muito comum, mas muito perigoso: deixar dinheiro no bolso do avental”, e complementa: “O criminoso sempre buscará estudar suas vítimas, observar o que pode furtar e este ambulante torna-se um alvo. Neste caso, o que aconselhamos é dar preferência à “maquininha” de cartão de crédito, evitando assim ficar com valores em mãos. O cartão de crédito é uma importante ferramenta para o consumidor e para o comerciante, com sua utilização não há circulação de dinheiro em espécie. Este é um exemplo de que pequenas atitudes fazem a diferença, quando o assunto é segurança”.
Outro palestrante, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Edvaldo Pereira dos Santos apresentou a estrutura da GCM e ressaltou a importância do trabalho conjunto com outras corporações: “Contamos com a colaboração dos senhores ambulantes. Sempre que observar ações suspeitas, por favor nos comunique. A GCM realiza uma série de ações preventivas e de atendimento à ocorrências na Cidade, em um trabalho integrado com a Polícia Militar, Civil, além das secretarias de Trânsito (Setran) e Urbanismo (seurb). A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153. Temos a Central de monitoramento, uma das melhores do Brasil, que é uma eficaz ferramenta na identificação de ocorrências, mas a participação do ambulante, observando e comunicando é um diferencial que agilizará o atendimento e prevenção à ocorrências”.
Para Ana Cláudia Silva, ambulante há cerca de 10 anos no bairro Canto do Forte, as palestras foram ótimas. “Foram dicas importantes para nosso dia a dia, que nos ajudarão a evitar assaltados ou sermos vítimas de um raio. E também poderemos alertar os turistas sobre o que aprendemos aqui, levando estas informações ajudamos a melhorar a segurança em nossas praias e na Cidade”.
Já o ambulante Anderson Silva de Andrade, que tem seu comércio na praia do bairro Boqueirão, disse que o curso tem sido ótimo. “Estão sendo abordados temas diferenciados, importantes para nossa rotina diária e não só no nosso comércio, mas no nosso dia a dia normal, na rua e em casa. Os acidentes com raios realmente foram um alerta. Pra gente que está todo dia na praia é importante ter este tipo de conhecimento. O curso está mostrando também que podemos e devemos ajudar a melhorar a segurança e prevenção de acidentes na praia. Estou gostando de participar”.
Uma versão online do material estudado na capacitação também ficará hospedada no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) para consulta. O curso conta também com palestras das secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb) e os profissionais do Sebrae que encerrarão as atividades.
Telefone – Os participantes do curso podem obter informações junto a Sefin através dos telefones: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.
Confira a programação do curso:
Dias: 23 de novembro
Palestra: Segurança, Trânsito e Prevenção à Acidentes – Seasp-Setran
Dias: 19 e 20 de novembro
Palestra: Atrativos turísticos e qualificação para receptividade do turista – Sectur
Dias: 21 e 22 de novembro
Palestra: Manipulação, armazenamento de alimentos. Nutrição e receitas – Sesap/ Vigilância Sanitário
Dias: 26 e 27 de novembro
Palestra: Começar bem: Formalização e finanças – Sebrae
Dias 28 e 29 de novembro
Palestra: Noções de compra e fornecedores, qualidade de atendimento ao cliente – Sebrae.
|