Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
22 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Segurança é tema de curso de formalização e qualificação dos ambulantes
Dicas de como evitar assaltos e acidentes com raios são alguns dos temas abordados
15/11/2018
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande realizou na quarta-feira (14), mais um módulo do Curso de Formalização e Qualificação dos Ambulantes, que teve como tema central Segurança e Prevenção à Acidentes. Participam dessas palestras cerca de 600 profissionais, aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin). As aulas acontecem sempre a partir 18h30, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, localizado na Rua José Borges Neto, nº 50, Bairro Mirim. No total, o curso terá duração total de 16 horas e oito módulos. Os participantes foram divididos em duas turmas: uma as segundas e quartas-feiras e outra as terças e quintas-feiras. A participação é obrigatória. Aqueles que não atingirem ao menos 75% de presença, não poderão renovar suas autorizações.

Iniciativa inédita na Região, a aplicação do curso iniciou em agosto, formando em sua primeira turma cerca de 500 ambulantes. Como frisou o secretário adjunto de Segurança, Antonio Carlos Biazotto, um dos palestrantes do evento, as pessoas devem estar atentas: “Queremos conscientizar os participantes de que a prevenção é tudo: hoje em dia não dá pra ficar ostentando, andar com muito dinheiro, mostrar um grande volume quando faz troco, trabalhar com acessórios de valor, como correntes ou pulseiras de ouro e/ou relógios chamativos. E no comércio ambulante, por exemplo, acontece algo muito comum, mas muito perigoso: deixar dinheiro no bolso do avental”, e complementa: “O criminoso sempre buscará estudar suas vítimas, observar o que pode furtar e este ambulante torna-se um alvo. Neste caso, o que aconselhamos é dar preferência à “maquininha” de cartão de crédito, evitando assim ficar com valores em mãos. O cartão de crédito é uma importante ferramenta para o consumidor e para o comerciante, com sua utilização não há circulação de dinheiro em espécie. Este é um exemplo de que pequenas atitudes fazem a diferença, quando o assunto é segurança”.

Outro palestrante, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Edvaldo Pereira dos Santos apresentou a estrutura da GCM e ressaltou a importância do trabalho conjunto com outras corporações: “Contamos com a colaboração dos senhores ambulantes. Sempre que observar ações suspeitas, por favor nos comunique. A GCM realiza uma série de ações preventivas e de atendimento à ocorrências na Cidade, em um trabalho integrado com a Polícia Militar, Civil, além das secretarias de Trânsito (Setran) e Urbanismo (seurb). A Guarda Civil Municipal atende pelos telefones 199 e 153. Temos a Central de monitoramento, uma das melhores do Brasil, que é uma eficaz ferramenta na identificação de ocorrências, mas a participação do ambulante, observando e comunicando é um diferencial que agilizará o atendimento e prevenção à ocorrências”.

Para Ana Cláudia Silva, ambulante há cerca de 10 anos no bairro Canto do Forte, as palestras foram ótimas. “Foram dicas importantes para nosso dia a dia, que nos ajudarão a evitar assaltados ou sermos vítimas de um raio. E também poderemos alertar os turistas sobre o que aprendemos aqui, levando estas informações ajudamos a melhorar a segurança em nossas praias e na Cidade”.

Já o ambulante Anderson Silva de Andrade, que tem seu comércio na praia do bairro Boqueirão, disse que o curso tem sido ótimo. “Estão sendo abordados temas diferenciados, importantes para nossa rotina diária e não só no nosso comércio, mas no nosso dia a dia normal, na rua e em casa. Os acidentes com raios realmente foram um alerta. Pra gente que está todo dia na praia é importante ter este tipo de conhecimento. O curso está mostrando também que podemos e devemos ajudar a melhorar a segurança e prevenção de acidentes na praia. Estou gostando de participar”.

Uma versão online do material estudado na capacitação também ficará hospedada no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) para consulta. O curso conta também com palestras das secretarias municipais de Assuntos Institucionais (Seai), Urbanismo (Seurb), Cultura e Turismo (Sectur), Trânsito (Setran), Saúde Pública (Sesap), Meio Ambiente (Sema), Serviços Urbanos (Sesurb) e os profissionais do Sebrae que encerrarão as atividades.

Telefone – Os participantes do curso podem obter informações junto a Sefin através dos telefones: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.

Confira a programação do curso:

Dias: 23 de novembro
Palestra: Segurança, Trânsito e Prevenção à Acidentes – Seasp-Setran


Dias: 19 e 20 de novembro
Palestra: Atrativos turísticos e qualificação para receptividade do turista – Sectur


Dias: 21 e 22 de novembro
Palestra: Manipulação, armazenamento de alimentos. Nutrição e receitas – Sesap/ Vigilância Sanitário


Dias: 26 e 27 de novembro
Palestra: Começar bem: Formalização e finanças – Sebrae

Dias 28 e 29 de novembro
Palestra: Noções de compra e fornecedores, qualidade de atendimento ao cliente – Sebrae.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias