A manhã desta quinta-feira (20) foi bem diferente para cerca de 30 crianças e adolescentes atendidos nas unidades da Instituição de Acolhimento São Francisco de Assis, de Praia Grande. Graças ao projeto Anjos da Guarda, idealizado pelos guardas civis municipais que integram o Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM), os jovens se divertiram na Praia do Forte, com direito a passeio de banana-boat e stand-up paddle.
O projeto tem o objetivo de ampliar a atuação do Gape, geralmente realizado em escolas municipais, alcançando também crianças que tiveram seus direitos violados e estão acolhidas nas instituições do Município.
Para isso, outros setores da GCM se envolveram no trabalho, como, por exemplo, a Guarda Costeira, que viabilizou junto aos permissionários das atividades aquáticas o uso das pranchas e do banana-boat. O Canil, o grupamento Ambiental e a equipe do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) também receberam o grupo e puderam compartilhar um pouco da experiência de suas áreas de atuação com a criançada. “Esse tipo de ação também faz parte do trabalho social da GCM. Estar perto dessas crianças e jovens e poder dividir um pouco do que sabemos e do que já vivemos nos deixa muito felizes”, relatou o inspetor da Guarda Costeira, Delfo Monsalvo.
A parceria com a atual Secretaria de Assistência Social (Seas) teve início em 2015 e foi sendo adaptada ao longo dos anos, sempre aliando conhecimento e lazer.
Passeios - Durante a semana, os guardas Eli de Moura Veronez, Allan Rodrigues e Roberto Silva, que compõem o Gape e o Anjos da Guarda, estiveram com essa turminha também na Fortaleza de Itaipu e na Reserva do Guariúma, ambas em Praia Grande.
|