Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
24 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG encerra mais um ciclo de coleta de dados meteorológicos
Informações são colhidas diariamente em cinco pontos estratégicos
11/4/2019
  Compartilhar no Whatsapp
Com o fim do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) no último dia 5 de abril, a Defesa Civil de Praia Grande encerrou também mais um ciclo de um projeto inédito no Município: a Compilação de Dados Meteorológicos (CDM). Trata-se de um plano de prevenção e contingência em casos de desastres naturais que eventualmente ocorram na época mais chuvosa do ano.

O CDM consiste na medição diária do índice pluviométrico em pontos estratégicos da Cidade. À época em que criado, em dezembro de 2015, apenas um pluviômetro fazia essa medição. Atualmente, são cinco pontos, demonstrando o avanço do projeto. Embora o PPDC seja o período do ano mais importante para o DCM, a coleta de material é realizada diariamente, durante todo o ano.

De acordo com o agente de Defesa Civil, Rui Bizarro, que foi o idealizador do projeto na Cidade, os aparelhos pluviométricos armazenam, durante o período do PPDC, quantidade de precipitação ocorrida no local onde ele se encontra. A quantidade de água coletada é então aferida em milímetros cúbicos (cada milímetro de chuva corresponde a um litro d’água sobre um metro quadrado). O PPDC vai de 1º de dezembro até o final de março, podendo se estender até o começo de abril.

Para se ter uma ideia, em 2017 esse índice foi de 269,1 mm; em 2018 foi de 288,1 mm e em 2019 de 372,8 mm. Conforme Bizarro, serão necessários, no mínimo, cinco anos de continuidade na montagem destes dados no CDM para que seja possível ter a noção de funcionamento do clima e, consequentemente, do ciclo de chuvas em Praia Grande. “Entretanto, já conseguimos nos basear nesses dados para traçar planos de prevenção e ter um quadro geral dessas condições”.

É importante ressaltar ainda que a equipe se qualificou para interpretar as previsões, registrar e compilar diversos dados, resultando não somente na montagem de históricos de chuvas, mas também na antecipação de ações preventivas que eventualmente sejam necessárias por parte da Defesa Civil do Município.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias