Cidade Total oferece atendimento especializado aos moradores de rua

Atualmente, mega-ação está sendo realizada no Bairro Vila Sônia

12/4/2019

Um dos trabalhos de destaque do Cidade Total é voltado ao atendimento de moradores de rua. A mega-ação desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande está, atualmente, sendo realizada no Vila Sônia. O serviço especializado para essas pessoas também ocorreu no Sítio do Campo e no Glória, bairros do Município que já receberam o programa.

Na prática, profissionais do Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), e uma equipe da pasta de Assistência Social (Seas) do Município percorrem as ruas e avenidas do bairro para atender essas pessoas. O objetivo é gerar um vínculo para poder inseri-las em algum tipo de programa que a Prefeitura realiza, independentemente da área, como habitação, cidadania e saúde.

Outra estratégia adotada pelos profissionais das duas secretarias diz respeito a reinserção social desse indivíduo. Atuação junto a esse tipo de caso visa o restabelecimento do vínculo familiar. Em muitos casos, o morador de rua passa por todas as etapas de atendimento e, ao final, retorna a morar com a sua família.

Oficinas - Reunião realizada nesta semana serviu para aprimorar esta atuação dentro do Cidade Total. Foram debatidas ainda novas ações e formas de abordagens junto aos moradores de rua. Participaram do encontro a secretária de Assistência Social de Praia Grande, Gisele Domingues, a chefe do Departamento de Assistência à Saúde, Dorian Rojas, além de técnicos das duas pastas.

Para a sequência do mês de abril já estão programadas oficinas com os moradores de rua na região que compreende os bairros Glória e Vila Sônia. A primeira será um ‘Dia da Beleza’. A iniciativa busca melhorar a autoestima dessas pessoas, passo fundamental para que possam enxergar um futuro fora da atual realidade. Ações de saúde, esportivas e culturais também farão parte deste novo tipo de abordagem. “A ideia é ofertar possibilidades para que saiam das ruas e possam voltar para suas famílias. Esta é uma atuação contínua”, analisou a titular da Seas, Gisele Domingues.

No início de maio, o grupo de trabalho das duas secretarias já agendou uma reunião para avaliar os progressos e também dificuldades encontradas na realização das primeiras oficinas com os moradores de rua nesta região da Cidade. “Assim será possível entender o que pode ser feito para melhorar os serviços prestados”, comentou Dorian Rojas.

Cidade Total - Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada área, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um amplo levantamento. Todos os bairros de Praia Grande serão beneficiados.