Os representantes do Conselho do Idoso de Praia Grande (CMI) se reuniram para mais um encontro mensal do órgão. A reunião ocorreu na última quinta-feira (12), na Casa dos Conselhos, localizada no Bairro Tupi, e contou também com a presença de moradores, entidades públicas, privadas e do terceiro setor. O órgão é ligado à Secretaria de Assistência Social (Seas) e tem como finalidade garantir que o Estatuto do Idoso seja cumprindo dentro da Cidade.
O destaque desta reunião ficou com a aprovação da utilização da verba do Fundo Municipal dos direitos da pessoa idosa, e que será destinado para qualificar os membros conselho, no abrange os quesitos de fiscalização e orientação nas instituições de longa permanência (ILPIs).
A presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, explicou aos membros dos conselhos a importância das visitas às ILPIs, na garantia dos direitos e deveres dos idosos que nelas habitam. “Os membros dos conselhos devem ter um papel fiscalizador, olhando desde o livro de visitas até a estruturas das ILPIs e elaborando relatórios sobre cada equipamento visitado, por é importante que todos passem por um curso de capacitação”, comentou a presidente.
Sede – Todas as reuniões ordinárias do CMI ocorrem na Casa dos Conselhos, situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. A Casa dos Conselhos é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o equipamento foi desenvolvido a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
|