Turismo sustentável é tema de reuniões de Conselhos Municipais

Parque Guariúma é rico em flora e fauna e está localizado no Bairro Melvi

18/9/2019

Foto Indisponivel

Quem pensa que Praia Grande só tem orla está enganado. Além dos 22 km de praia, a Cidade possui o Parque Ecológico Guariúma, um santuário natural que preserva a fauna e flora da rica Mata Atlântica da Serra do Mar, e que está localizado no Bairro Melvi. E para dialogar sobre o turismo sustentável, os membros dos conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e de Turismo (Comtur), reuniram-se na tarde de segunda-feira (16), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi. O encontro também contou com a presença de entidades do terceiro setor, do poder executivo, de empresas privadas e da participação popular.

Para dialogar sobre o tema a gestora de unidades de conservação do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) - Núcleo Itutinga-Pilões, Patrícia Rodrigues, ministrou uma palestra para apresentar os projetos que já vem sendo realizados pelo Governo Estadual. Dentre eles, o incentivo ao turismo sustentável. O Parque Serra do Mar, no qual a região de Guariúma está situado, é a maior área de conservação do Estado de São Paulo.

A área do Guariúma já vem sendo utilizada para visitas de grupos e escolas públicas e privadas, mostrando a importância de preservar o meio ambiente, além disso o espaço possui uma casa reservada aos pesquisadores, que podem ser utilizadas durante investigações em campo. O local ainda possui cinco trilhas que tem extensões de 5 a 13 km e desde o ano passado já vem recebendo visitantes.

O presidente do Comtur, Marcio Glauber, propôs à palestrante uma gestão compartilhada, a fim de capacitar pessoas do entorno e interessados para serem monitores ambientais. “O que precisamos é qualificar os moradores da Cidade, para que se tornem aptos para a monitoria ambiental dentro do parque. Temos um grande potencial turístico que vai além da praia e podemos oferecer o turismo ecológico a todos os que vem conhecer a nossa Cidade”, comentou o presidente.

Nesse contexto, a palestrante também disse que o Governo do Estado busca uma gestão compartilhada, para além de capacitar as pessoas que moram no entorno, também preparar os moradores da Cidade para a prática. Dessa forma, uma das primeiras iniciativas é levar os membros dos dois conselhos para conhecerem o local, e a visitação deve acontecer no próximo dia 3 de outubro.

E grupos e escolas que interessados em conhecer o local devem entrar em contato através do e-mail: pesm.itutingapiloes@gmail.com.

Sede – As reuniões do Condema e Comtur ocorrem na Casa dos Conselho. O equipamento tem uma programação extensa durante todo ano e foi desenvolvido a meta de reunir todos os órgãos institucionais da Cidade incentivando a participação popular, estreitando as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município. A Casa dos Conselhos está instalada no Vivência Tupi, que fica na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Informações sobre a sobre o equipamento municipal podem ser obtidas no telefone: 3496-5376.

Confira a programação de setembro organizada pela Casa dos Conselhos (sujeita à alteração):

Dia 19 - 9 horas - Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS);

Dia 19 - 14 horas - Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse social (CGFMHIS);

Dia 20 - 9 horas - Conselho Municipal de Alimentação Escolar;

Dia 20 - 10 horas - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim);

Dia 25 - 9 horas - Conselho Municipal de Saúde (Comusa);

Dia 25 - 14 horas - Conselho do Fundo do Meio Ambiente;

Dia 25 - 15 horas - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema);

Dia 26 - 10 horas - Conselho Municipal de Turismo (Comtur).