Caiçara, Maracanã e Mirim recebem Cidade Total a partir desta segunda

Mega-ação levará soluções à diversas demandas

27/9/2019

A partir da próxima segunda-feira (30), os Bairros Caiçara, Maracanã e Mirim receberão o Cidade Total - Ação Múltipla das Secretarias para a Solução de Pequenas Ocorrências. Na última quinta-feira (26), foi apresentado a moradores, comerciantes e líderes dos bairros, o levantamento realizado pela Subsecretaria de Ação e Cidadania com imagens feitas nos três bairros, totalizando 244 ruas e 4.111 apontamentos.

O programa visa solucionar algumas demandas públicas apontadas pela própria população em todos os bairros da Cidade. Entre os trabalhos que são executados estão manutenções urbanas, notificações e recolhimento de veículos abandonados em vias públicas, melhorias na sinalização viária, trabalho de promoção da saúde, orientação e fiscalização de calçadas, entre outros.

Desde março, quando o programa foi iniciado, já receberam as melhorias os Bairros Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia, Antártica (loteamento São Jorge também foi alvo do programa), Tupiry (com o loteamento Caieiras), Quietude, Anhanguera, Nova Mirim, Melvi, Samambaia, Esmeralda, Ribeirópolis, Princesa e Cidade da Criança, Solemar, Flórida e Real.

O descarte irregular de lixo e entulho nas vias pública é um dos problemas mais recorrentes nos bairros, do qual a Administração tem se dedicado também a solucionar e conscientizar a população sobre suas ações.

Durante o encontro, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, fez a explanação do levantamento destacando o comprometimento da Administração Municipal em manter a cidade organizada e limpa e pediu a colaboração de todos. “Não condiz com o urbanismo da Cidade imagens que mostram entulhos e lixos jogados nas calçadas e vias. Estes materiais entopem bueiros, causam alagamentos, proliferam animais como ratos, que transmitem doenças. A população acaba pagando duas vezes para fazer o mesmo serviço, já que a manutenção ocorre, mas quando não é preservado é necessário o trabalho novamente. É um custo que fica para a sociedade”.

O prefeito ainda elencou os diversos serviços públicos realizados pela Prefeitura como a limpeza urbana diária, os 17 Ecopontos, Rapa-Treco, a coleta seletiva que foi intensificada e ocorre em dias alternados, além do coletas on-line que monitora a coleta de resíduos da construção civil. “Se fosse uma Cidade que não tivesse nada disso até justificaria, mas temos e é importante que o cidadão colabore. A Prefeitura tem feito um esforço descomunal, mas é importante que as pessoas zelem pelos locais”.

Comerciante no Bairro Caiçara há 24 anos, Rosana Ribeiro, achou esclarecedora a reunião. “É muito importante sabermos dos serviços oferecidos e quais setores recorrer. Como comerciantes vemos diariamente pessoas tendo atitudes que não condizem com o que pregamos de cidadania. Ter esse estreitamento e esclarecimento da Administração, ver esta preocupação é importante. Nós somos agentes multiplicadores das informações e temos consciência de que nossa cidade é maravilhosa e que precisamos cuidar dela”

Integração – Estão envolvidas no programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte.