Bungee jump, crossfit, slackline, parkour, escalada, skate e BMX, esta foram apenas algumas das atrações do Festival de Esportes Radicais (FERA) de Praia Grande. A quarta edição do evento reuniu mais de 20 mil pessoas e empolgou os amantes de aventura e pessoas interessadas em conhecer novas modalidades esportivas e viciados em adrenalina. Shows com grandes artistas, como Pitty, Falcão e Raimundos e bandas regionais também animaram o público.
O FERA ocorreu no final de semana, dias 28 e 29, no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, Bairro Quietude e fez parte da programação especial do Festival da Juventude de Praia Grande que contou também com o Praia Games e a Feira do Estudante. Os três eventos foram organizados pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) da Cidade e teve apoio de diferentes pastas municipais.
O titular da Subjuve, Augusto Schell, festejou o sucesso de público e estrutura do evento. “Milhares de pessoas visitaram o FERA. Tivemos arenas de diversas modalidades esportivas, consideradas como radicais, além dos grandes shows. Foi muito gratificante ver muitas famílias reunidas. O pessoal da melhor idade também utilizou as arenas e, principal, a juventude da Cidade também, porque desenvolvemos esse programa especial para o público desta faixa etária”.
O coordenador das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, Cássio Navarro, que é admirador de esportes radicais, visitou o espaço e destacou a importância do evento. “O FERA foi um sucesso. Eu visitei as arenas e pude ver a alegria da população que participou das atividades. O Fera não é um simples evento, é uma política publicada aplicada, na qual a Prefeitura busca proporcionar para população o conhecimento de diversas modalidades radicais existentes”.
A skatista de Praia Grande, Gabriela Mazetto, que está participando das seletivas para disputar os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, também prestigiou o FERA. A jovem se surpreendeu com a estrutura disponibilizada o público e participantes no local. “É muito importante ver que nossa Cidade investe em esportes radicais. O Festival reuniu diversas modalidades, inclusive, a que eu pratico, o skate”.
Arenas - Ao longo do FERA, os visitantes puderam conhecer e se aventurar em várias modalidades como Parkour, Slackline, Skate, BMX, Patins in Line, Surf Skate, Arena Crossfit e Parede de Escalada. O pequeno Bernardo Benencassi, de 4 anos, estava com a família curtindo as arenas do skate. Fã e praticante, o menino aprendeu as técnicas radicais assistindo vídeos pelas redes sociais.
A tia do pequeno skatista, Fernanda Rocha, assistiu atentamente o menino aprender novas manobras radicais. “Ele é apaixonado pelo skate e pratica o esporte várias vezes na semana. Ainda é cedo para falar, mas seria um sonho realizado se ele virasse skatista profissional”.
Ações para a Juventude – Praia Grande segue desenvolvendo diversas inciativas e políticas públicas para os jovens e seus familiares, por meio de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais. Destaque para a Semana do Hip Hop, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera), dentre outros.
|