Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Trabalhos na Casa dos Conselhos seguem a todo vapor
Equipamento já realizou mais de 400 reuniões em dois anos de existência
5/11/2019
  Compartilhar no Whatsapp
Implantada com o intuito de ser um equipamento municipal para formular as políticas públicas da Cidade, a Casa dos Conselhos de Praia Grande vem desempenhando o seu papel. Situada dentro do Vivência Tupi, na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) e os programas SuperEscola e o Conviver, a Casa dos Conselhos tem como objetivo integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. No mês de outubro, o órgão bateu a marca de mais de 400 reuniões realizadas.

Instituída em 10 de janeiro de 2017, o equipamento, além de ser espaço para dialogar sobre as políticas públicas, oferece apoio jurídico aos conselhos municipais na elaboração de resoluções, decretos, regimentos internos, e minutas para eleições e para a composição de novos membros.

Coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações de Cidadania, Marcio Lamas, o equipamento vem sendo palco de diversos trabalhos de políticas públicas. “Os conselhos realizam a fiscalização em entidades públicas e privadas, trabalho determinante para que os direitos das minorias sejam garantidos”, comenta Lamas.

Outro trabalho que a Casa dos Conselhos realiza é a apresentação das políticas públicas já formuladas dentro do órgão para a população. Em agosto, as representantes do órgão, Cláudia Monteiro e Gisele Brito, palestraram sobre a importância dos conselhos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Quietude. Na ocasião, os moradores puderam esclarecer todas as dúvidas sobre o que é e para que serve a Casa dos Conselhos .

Lamas ressaltou que cada ano que passa, a população da Cidade está mais participativa e já entende a Casa dos Conselhos como referência para a formulação de políticas públicas. “Estamos vendo que a população cada vez mais procura se informar sobre o que é a Casa dos Conselhos e os benefícios que ela pode gerar para a comunidade”.

Membro do Conselho Municipal do Idoso (CMI) Milton Chagas considera a Casa dos Conselhos extremamente importante. “Participo ativamente das atividades realizadas pelo CMI, e nos reunimos pelo menos uma vez por mês na Casa dos Conselhos para as reuniões ordinárias. Sem contar os trabalhos que realizamos fora daqui, como as visitas de fiscalização e orientação às instituições de longa permanência (ILPIs). Estou sempre estudando para continuar participando ativamente na formulação das políticas públicas”, salienta o conselheiro.

Outubro- No último mês de outubro, a Casa dos Conselhos foi cenário de diversas formulações de políticas públicas. No dia 1 de outubro, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) abriu as reuniões do mês, trazendo assuntos pertinentes ao segmento. Já no dia 7 de outubro foi a vez do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMBS) dialogar sobre as melhorias que vêm ocorrendo na Cidade com a manutenção da rede de esgoto. Nessa mesma linha de pensamento, os membros do Conselho de Assunto de Pessoas Portadora de Deficiência (Comped) reuniram-se no dia 14 para tratar de diversos assuntos ligados à temática.

Na segunda quinzena de outubro, na Casa dos Conselhos, foram realizadas mais nove reuniões de diversos órgãos. No dia 17, os conselhos municipais de Assistência Social (CMAS) e do Idoso (CMI) realizaram as suas reuniões mensais. O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que é o órgão para fiscalizar as receitas enviadas pela União, apresentou diversos dados aos membros do conselho, entidades públicas e privadas e aos moradores da Cidade. Dando continuidade ao trabalho, o Conselho Municipal de Educação (CME) empossou sua presidente, Maria Aparecida Cubilia, para o biênio 2019- 2021.

Bastante atuante, o Conselho Municipal de Saúde (Comusa) realizou seu encontro mensal no dia 30 e debateu diversos pontos referentes ao segmento no Município e região. E, para fechar a programação, o Comtur realizou novamente no dia 31, uma reunião para debater sobre a receptividade no Município. Na mesma ocasião, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tratou de assuntos como a eleição para conselheiro tutelar, ocorrida em 6 de outubro; a aprovação do plano de ação para ano de 2020 e do Orçamento Público da Criança e do Adolescente (OCA). Todas as reuniões na Casa dos Conselhos são abertas à população.

Sede- O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal está instalado dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) e os programas SuperEscola e o Conviver. O calendário da Casa dos Conselhos é disponibilizado todo mês no site da Administração Municipal no endereço eletrônico (http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/noticias/assunto_noticia.asp?idAssunto=68)





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias