Os membros do Conselho Municipal para assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (Comped) de Praia Grande reuniram-se na tarde de segunda-feira (11), para mais uma reunião mensal para dialogar sobre os assuntos pertinentes ao segmento. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi, e contou com a participação popular, de entidades do terceiro setor e de órgãos públicos e privados. As reuniões são abertas a toda comunidade.
O presidente do Comped, Joilson Marcondes, abriu a reunião explicando sobre os programas que são realizadas para a população portadora de deficiência na Cidade. Entre as iniciativas estão realizadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER), que atendem a pacientes, em todas as faixas etárias, que precisam de tratamento em reabilitação, fisioterapia, diagnóstico, avaliação e orientação, dentro de uma estrutura adequada à sua condição física e mental.
A unidade tem amplos espaços climatizados, com salas e consultórios específicos para: fisioterapia, fisioterapia infantil, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, reabilitação, atendimento em grupo, neurologia, enfermagem, assistência social, avaliação, triagem e acolhimento.
Extraordinária – No dia 23 de outubro, em reunião extraordinária realizada na Secretaria de Saúde Pública (Sesap), no Bairro Mirim, o presidente do Comped, Joilson Marcondes conversou com o titular da pasta, Cleber Suckow, e fez algumas solicitações. “A reunião foi bastante produtiva, o secretário nos atendeu e ouviu as nossas propostas que são: o cadastro de pessoas com deficiência física na área da saúde, o registro de compras de órteses e próteses e um grupo condutor da pessoa com deficiência para auxiliar na organização de uma rede de cuidado”, comentou Joilson.
A próxima reunião do Comped ocorrerá no dia 09 de dezembro às 15 horas, na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi.
Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etária. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|