Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
29 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Orçamento para ações voltadas à criança e adolescente é apresentado em reunião em PG
Dados apresentados são referentes a gestão de 2017-2020
18/11/2019
  Compartilhar no Whatsapp
Iniciativas voltadas à promoção de educação, saúde e assistência social à criança e ao adolescente em Praia Grande são prioridades e a cidade a cada ano segue investindo cada vez mais. Somente na gestão 2017-2020 a porcentagem aumentou de 42,84% para 45,11%. Por isso, o Orçamento da Criança e Adolescente (OCA) foi tema de reunião na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi. O encontro ocorreu na quinta-feira (14), e contou com a presença dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representantes da de entidades do terceiro setor e de órgãos públicos e privados e da participação popular.

O OCA é um instrumento que permite agrupar as informações contidas no orçamento público, de tal maneira que venha esclarecer o que se destina a promoção e ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Essas informações são organizadas em três esferas prioritárias em três esferas de ação: saúde (ações de promoção de saúde, saneamento e habitação); educação (através de ações de promoção de educação, de cultura, lazer e do esporte) e proteção (com ações de direitos e proteção e assistência social).

Em 2017, o chefe do executivo Alberto Mourão reiterou o termo de compromisso de Prefeito Amigo da Criança, que busca a mobilização e apoio entre os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescente. Isso significa que, ao longo de quatro anos de administração municipal, o programa acaba oferecendo subsídios técnicos e recomendações, bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e também a disseminação de conhecimentos úteis à implantação ou consolidação de políticas públicas voltadas a diversas melhorias das condições da criança e do adolescente. No final de cada gestão, os resultados obtidos pelas cidades são avaliados e são concedidos aos chefes dos executivos que fomentaram os avanças das linhas que foram propostas o selo de reconhecimento pleno da Fundação Abrinq de Prefeito Amigos da Criança.

A subsecretária de Planejamento e Controle Orçamentária, Aparecida Regina Firmino da Silva e a diretora de divisão de apoio, Juliana Maria Gomes da Silva Samuel, apresentaram os dados referentes ao OCA – gestão de 2017 a 2020. Segundo a Juliana todas as secretarias direta ou indiretamente contribuem para OCA. Outro ponto alto da apresentação foi a notícia a Cidade tem investido cada vez mais no OCA, sendo que em 2016 (OCA 2017) o Município investiu 42,84% do orçamento (OCA 2017); já em 2017 (OCA 2018), 42, 84%; em 2018 45,11% (OCA 2019).

O presidente do CMDCA, Augusto Schell, considerou a reunião muito produtiva. “Essa apresentação foi muito esclarecedora e transparente, fazendo assim com que todos saibam onde está sendo investidos os tributos. Ainda vale ressaltar que o CMDCA contribui de forma direta e indireta com esse orçamento”, enfatizou Schell.

Os interessados em saber como e onde está sendo utilizado o OCA podem acessar o portal da transparência (http://leideacesso.etransparencia.com.br/praiagrande.prefeitura.sp/login.html?) no menu contas públicas e selecionar o demonstrativo do OCA que aparece o relatório dos últimos três anos. A próxima reunião da CMDCA está agendada para o dia 12 de dezembro, às 10 horas, na Casa dos Conselhos.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etária. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias