O Conselho Municipal do Idoso (CMI) apresentou, na tarde de quinta-feira (22), a Academia de Letras e Artes de Praia Grande (ALAPG) como mais uma entidade que fará parte da composição do órgão. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi e, contou com presença de representantes da iniciativa pública e privada, de entidades do terceiro setor e da participação popular.
A presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, comentou sobre a importância da ALAPG na composição do conselho. “A academia vem integrar nosso conselho, trazendo novas perspectivas e projetos, além de também serem fiscalizadores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) da Cidade”, ressaltou a presidente.
Uma das fundadoras e secretaria da ALAPG, Fátima Jaguanharu Carvalho, explicou que a entidade desenvolve vários projetos e tem por objetivo receber todos artistas e escritores do país e do exterior. “Temos diversos projetos, entre eles estão as Cirandeiras que levam cantigas infantis aos alunos da Cidade, as Seresteiras do Luar com músicas antigas.
Também temos um grupo de teatro e nosso objetivo é apresentar nosso trabalho a toda comunidade, além de colaborar com conselho, fiscalizando e orientando as instituições de longa permanência”, disse Fátima.
Outra fundadora da ALAPG, Lair Peniche, explicou que os membros da instituição estão muito satisfeitos em participar do CMI. “Estamos aqui para ajudar o conselho no que foi preciso. Nossa missão é ajudar a Cidade e levar aos idosos muita música, poesia e alegria”, destacou Lair.
Encontro Mensal - Ao longo da reunião outros temas foram abordados dentre eles a visitas de fiscalização e orientação às Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Os conselhos apresentaram os relatórios sobre as entidades a diretoria do CMI e suas considerações.
A próxima reunião do CMI está agendada para o dia 12 de dezembro às 14 horas na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi.
Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etária. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|