Para reduzir o impacto dos resíduos sólidos gerados diariamente nas repartições públicas as Secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Administração (Sead) de Praia Grande realizaram durante o mês de outubro ações para incentivar a coleta seletiva dentro dos equipamentos. Por este motivo, na última quarta-feira (27), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) se reuniram para dialogar sobre a temática. A reunião ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi, e contou com a presença de representantes do poder público e privado, de entidades do terceiro setor e da participação popular.
A bióloga da Sema, Mariane Lauretino, explicou que a reciclagem não só auxilia no processo de preservação ambiental, como também gera empregos e renda para várias pessoas em nosso município. Na Cidade, existem duas cooperativas de recliclagem, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR) e a Cooperativa dos Trabalhadores, Coletores e Recicladores Vida (Coopervida).
Desta forma, a Administração Municipal, ao intensificar a coleta seletiva nas repartições, também está ajudando os moradores da Cidade na criação de novos postos de trabalho. Outro destaque é que a iniciativa, agora passa a fazer parte fazer parte do programa Município VerdeAzul (PMVA) dentro da diretiva RS5, que diz respeito à ação de Coleta Seletiva. Além disso, outro destaque são os diversos benefícios que as ações de reciclagem podem realizar como: evitar a produção excessiva de resíduos; a diminuição do uso de sacos plásticos; reduzir valores das secretarias municipais; e fazer com que os funcionários circulem pelo ambiente (benéfico à saúde).
Neste caso, serão implantadas lixeiras únicas para resíduos secos e úmidos para partir de dentro de nosso ambiente o exercício cotidiano de Coleta Seletiva. O presidente do Condema, Israel Evangelista, explicou que a Coleta Seletiva já era realizada dentro dos equipamentos, mas agora será intensificada e com a colaboração dos servidores municipais.
Somente na Sema, que está situada no Bairro Boqueirão, foram retirados 24 cestos de lixo e transformado em uma lixeira da coleta seletiva, e outra apenas para o lixo úmido (aquele que não pode ser reciclado). A pasta possui 28 funcionários e a medida gerará uma economia de mais de R$ 2 mil, aos cofres públicos apenas com esta pasta. Devido à inovação do serviço ainda não foi possível medir o quanto de material está sendo reciclado está sendo recolhido dentro dos equipamentos municipais.
É importante ainda ressaltar, que toda a reciclagem será realizada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) que anotará e informará o dia a coletiva seletiva passará no equipamento público.
Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etária. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|