As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Região Metropolitana da Baixada Santista debatidas durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB) ocorreu na tarde de segunda-feira (2), e contou com as presenças de representantes do poder público e privado, de instituições do terceiro setor e da participação popular. O encontro foi realizado na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi e a palestra sobre as ETEs foi ministrada pelo encarregado do sistema de tratamento e disposição final da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Antonio Ferreira da Silva.
Ao longo da reunião, Ferreira explicou sobre todo processo realizado dentro das ETEs desde a saída do esgoto sanitário das casas, comércios e indústrias até a depuração, que o processo final reparando o material e transformado o esgoto da água. O processo realizado pela Sabesp é estritamente biológico e aeróbico, no qual o esgoto e lodo ativado são misturados, agitados e aerados em um local conhecido como tanques de aeração. Logo após este procedimento, o lodo é enviado para um decanter secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo que foi sedimentado volta ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
Em Praia Grande, o método adotado nas instalações são os lodos ativados e como há emissários submarinos o esgoto já tratado é lançado no mar a mais de 3 km de distância. De acordo com Ferreira esse é um dos métodos mais eficazes para o tratamento de esgoto e ajuda bastante em todo o processo.
A reunião do CMSB foi presidida pelo secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, que elogiou bastante o processo realizado pela Sabesp. “Os emissários são as melhores formas de depuração do esgoto. Outros países desenvolvidos já se inspiram nesse método”, comentou Katsu.
Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|