Centro Referência e Apoio à Vítima é tema de reunião de Conselho Municipal

Encontro ocorreu na manhã de sexta-feira (06), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

10/12/2019

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim) realizou mais uma reunião ordinária no mês de dezembro para tratar de assuntos pertinentes ao segmento. O encontro ocorreu na sexta-feira (6), na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi, e contou com a presença de representantes do poder público, privado e de entidades do terceiro setor.

Entre os destaques do encontro estavam a preparação para a Semana da Mulher (que deve ocorrer no início de março); as eleições da nova diretoria prevista para o mês de fevereiro e sobre o Centro Referência e Apoio à Vítima (Cravi), que está sendo gerido pela entidade praiagrandense de Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e tem polos em Santos e São Vicente, e atende moradores da Baixada Santista e Vale do Ribeiro.

O Cravi oferece atendimento gratuito à população vítima de violência. Os assistidos contam com uma equipe interdisciplinar de atendimento especializado, para oferecer apoio social e psicológico às vítimas e familiares, sempre em conjunto com a rede municipal. O programa foi desenvolvido em 1998 e está ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.

A presidente do Condim, Vânia Gimenez, comentou sobre a importância desse programa para os moradores da região. “O Cravi vem complementar os serviços existem no nosso município, proporcionando aos atendidos um tratamento especializado”, salientou a presidente.

Na mesma linha de pensamento, a gestora do projeto e presidente da Ong DCM, Ana Sílvia Passberg de Amorim, explicou a finalidade do Cravi na Região. “A principal missão do órgão é ser referência para ações e políticas públicas, visando a superação de ciclos de violência e promovendo o reconhecimento, cidadania e acesso aos direitos de vítimas de violência. O nosso objetivo é trazer mais dois pólos para a região sendo um em Praia Grande e outro em Mongaguá, para atender a demanda”, ressaltou Passberg.

ONG DCM – Fundada em 2005, ONG para ajuda de mulheres em Praia Grande (SP) e Baixada, em situação de Vulnerabilidade e Violência Doméstica. A instituição é uma organização não governamental, sem fins lucrativos para assistência, nomeada Utilidade Pública com o certificado de Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Praia Grande.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.