Conselheiros fazem balanço dos trabalhos de 2019

Encontro foi realizado na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

13/12/2019

Os membros do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Praia Grande se reuniram na tarde de quinta-feira (12) para dialogar sobre assuntos pertinentes a temática. O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi, e contou com a participação popular, de representantes do poder público e privado e de entidade do terceiro setor.

Ao longo do encontro, os conselheiros fizeram um balanço sobre as visitas às instituições de longa permanência (ILPIs) existentes na Cidade. A presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, salientou a importância dos conselheiros na fiscalização das ILPIs. “É muito importante que o conselheiro tenha consciência da importância do seu trabalho para a sociedade. Ele é um voluntário que fiscaliza e orienta as ILPIs e vejo que cada vez mais os conselheiros estão empenhados em cumprir seu papel”, destacou a presidente.

A funcionária pública aposentada e conselheira, Helena de Lourdes Batista, explicou que ao longo de sua participação no CMI ela pode trocar experiência, agregar conhecimento e crescimento pessoal e profissional. A aposentada é assídua no órgão e participou de todas as reuniões do conselho durante o ano de 2019. Ela acompanha a presidente sempre que possível na fiscalização e orientação das ILPIs.

O aposentado e conselheiro Milton Chagas acredita que o CMI está no caminho certo. “Ainda estou aprendendo e estamos caminhando. Tenho vontade de contribuir ainda mais, auxiliando nas políticas públicas para a população idosa da Cidade”, comentou o conselheiro.

A professora aposentada e conselheira Maria Cristina de Lima gostaria de poder se empenhar mais. “Sinto que deveria ter me doado mais, fiz várias visitas a ILPIs de acordo com o nosso calendário, mas ainda acho que preciso me empenhar mais”, disse a conselheira.

A supervisora de unidade escolar e conselheira Paloma Pinheiro Mendonça Modolo acredita que o trabalho no conselho foi muito produtivo. “Trabalhamos bastante em prol das políticas públicas para os idosos de nossa Cidade e temos visto muitas evoluções, pois cada vez mais as ILPIs estão cumprindo com o Estatuto do Idoso”, finalizou a supervisora.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e a Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.