Conselho define calendário de reuniões de 2020

Órgão realizou reunião na quinta (19), na Casa dos Conselhos, no Bairro Mirim

20/12/2019

A última reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que é matriz de todos os outros conselhos, foi realizada na manhã de quinta-feira (19). O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi, e contou com a presença de representantes da iniciativa pública e privada, de entidades do terceiro setor e da participação popular.

O destaque da reunião ficou para a definição do calendário de reuniões para o ano de 2020. No total, serão realizadas 12 reuniões ordinárias e a próxima reunião já foi agendada para o dia 16 de janeiro, às 9h30, na Casa dos Conselhos.

A presidente do CMAS, Nádia Guimarães, ressaltou a importância do órgão para a Cidade. “É a partir do órgão que outros conselhos podem ser implantados, além disso a composição do CMAS é realizada da seguinte maneira: com representantes do poder público indicados pelo Governo Municipal e representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS”, comentou a presidente.

Visitas – Além das reuniões, os membros do CMAS têm outras funções e uma delas é visitar as entidades públicas e do terceiro setor que realizam trabalhos na Cidade. Por isso, os conselheiros foram conhecer as instalações e funcionamento do Abrigo Solidário, no Bairro Quietude. De acordo com a conselheiro Mônica Pimentel, os usuários do Abrigo estão criando um vínculo de confiança com os voluntários do local e isso é uma premissa da assistência social. “É muito importante que os usuários criam um laço de confiança com os voluntários e trabalhadores do local, assim fica mais a atuação da rede municipal, nos resgaste da cidadania desses usuários”, relatou Pimentel.

Ainda para finalizar a reunião os membros do conselho aprovaram o Plano Municipal de Assistência Social. Todas as reuniões do CMAS acontecem na Casa dos Conselhos, situada na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi.

Sede – Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situada na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e o Casa foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.