Conselho Municipal de Saúde aprova projetos

Encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

30/1/2020

Os membros do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) se reuniram na quarta-feira (29) para a primeira reunião ordinária de 2020. O órgão, bastante atuante, realiza reuniões mensais na Casa dos Conselhos, situado no Bairro Tupi, dialogam sobre de interesse da coletividade dentro da sua temática. O encontro contou participação popular, de representantes do poder público e privado e de entidades do terceiro setor.

Ao longo do encontro o conselheiro municipal e médico Rodrigo França apresentou o Plano Operativo Anual (POA 2020). Os planos operativos vêm sendo executados com sucesso no Município desde 2008, quando o Complexo Hospitalar Irmã Dulce foi entregue aos praia-grandenses. De acordo com França, o Plano Operativo Anual é de suma importância e aponta diversos detalhes como a evolução demográfica da Cidade, que gera impacto nos serviços públicos de saúde.

Dentre esses impactos está o aumento da produção ambulatorial do hospital; oferta de cirurgias eletivas, como por exemplo as cirurgias de catarata, zerando a fila dessa especialidade. Outra medida prevista no Plano Operativo é a ampliação do complexo hospitalar, que até o final deste semestre oferecerá mais 100 novos leitos.

França apresentou ainda o registro da pactuação de Prioridades, Objetivos, Metas e Indicadores do Pacto pela Saúde, Sispacto 2020, instrumento virtual de preenchimento e registro da pactuação. O instrumento virtual tem 20 indicadores e nos últimos três a Cidade já foi premiada várias vezes por cumprir as metas recomendadas pelo Governo.

O presidente do Comusa, Paulo Roberto da Silva, ressaltou a importância da reunião e a considerou bastante produtiva. “É muito bom que a população participe das reuniões, pois estamos formulando diversas políticas públicas na área da saúde”. O presidente ainda finalizou a reunião com a leitura e aprovação da ata da reunião.

Sede – A Casa dos Conselhos de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. Situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvido com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.