O Conselho Municipal do Idoso (CMI) tem entre suas atribuições fiscalizar se a política de defesa dos direitos da pessoa idosa está sendo cumprida como preconiza o Estatuto referente à temática. Assim, na tarde de quinta-feira (13), os membros do CMI se reuniram para desenvolver o cronograma de atividades fiscalizadoras das Instituições de Longa Permanência (ILPIs). O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos Municipais, situada no Bairro Tupi.
A presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas, conversou com os membros do órgão para retomarem as atividades em 2020. Todos os conselheiros visitarão as ILPIs nos próximos três meses. “O conselheiro tem um papel importantíssimo, pois eles visitam as unidades de longa permanência e podem verificar se os direitos das pessoas idosas estão sendo cumprido e é preciso que os conselheiros estejam bem preparados para realizar a visita social ”, ressaltou a presidente.
Nas próximas reuniões os conselheiros já deverão apresentar os primeiros relatórios das visitas realizadas. O próximo encontro do CMI está agendado para o dia 12 às 15 horas, na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi.
Sede – A Casa dos Conselhos tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias.
O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvido com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|