Conselho debate arborização urbana

Encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, no Bairro Tupi

20/2/2020

Foto Indisponivel

Uma árvore plantada no centro urbano pode contribuir para uma boa qualidade de vida destes moradores. Dentre os benefícios que uma árvore proporciona está a redução da poluição do ar, a interceptação das águas da chuva, além da estabilização e da sombrinha que as árvores proporcionam, principalmente dias quentes. Assim, na última quarta-feira (19), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) discutiram sobre o plano de arborização urbana, que foi apresentado pela estudante de engenharia ambiental Giuliana Cucciolito.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a partir de uma aerofoto da Secretaria do Planejamento (Seplan), conseguiu mapear as árvores existentes na Cidade, e dessa forma foi possível analisar onde estão ilhas de calor no Munícipio. O estudo realizado pela Sema sugere que todos as pastas municipais devem estar conectadas para que o plano de arborização seja executado com sucesso. De acordo com a palestrante essa medida já está prevista no Plano Diretor vigente.

A pesquisa indicou também que árvores de espécie diferentes devem ser plantadas na mesma rua, diminuindo assim as ilhas de calor, assim o estudo ainda conseguiu levantar um inventário, apresentando as arvores existentes em cada rua da Cidade. Outro fator importante citado pela estudante é a lei de compensação ambiental implantada pela Administração Municipal, na qual para se remover uma árvore de uma determinada espécie em terreno particular o mesmo deverá compensar determinada área com plantação de novas mudas determinadas pelo poder público.

O presidente do Condema, Israel Evangelista, ressaltou a importância da arborização urbano para saúde dos moradores da Cidade. “Quando você está em uma via que possui arborização urbana, você se sente mais feliz, mais calmo. Isso já foi comprovado cientificamente que o verde das árvores acalma e alivia as pessoas”, comentou o presidente.

O presidente ainda salientou a importância da participação popular durante os encontros do Condema, para a contribuição de ideias para o plano de arborização. “A população pode contribuir com o plano, trazendo ideias para serem discutidas aqui, durante nossas reuniões”, finalizou Evangelista.

O plano de arborização urbana está em uma das diretivas do Programa VerdeAzul e vale ressalta ainda que a Administração Municipal vem realizando diversas políticas públicas, colaborando com a manutenção do Meio Ambiente. As reuniões do Comdema ocorrem toda última quarta-feira do mês, na Casa dos Conselhos.

Sede –A Casa dos Conselhos Municipais de Praia Grande tem como meta integrar diversos públicos e promover a cidadania entre moradores de várias faixas etárias. O equipamento municipal é coordenado pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvido com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, estas relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

É a partir da Casa dos Conselhos que são estabelecidas as políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.