Praia Grande comemora XII Semana da Mulher com vasta programação

Evento terá como tema o empoderamento feminino

5/3/2020

O empoderamento feminino é a consciência coletiva fundamentada por políticas públicas para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade sob a perspectiva de gênero. Nesse sentido, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Praia Grande, em conjunto com a Ong Defesa e Cidadania da Mulher e com apoio da Administração Municipal, realizam de 08 a 13 de março, a XII Semana da Mulher, cujo o tema será “Empodere-se”.

O evento foi implantado há doze anos e é realizado tradicionalmente nas primeiras semanas de março, em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado sempre no dia 08 de março. A XII Semana da Mulher de Praia Grande tem como meta trazer para a coletividade uma reflexão sobre o papel da mulher na era pós-moderna. A programação é bem variada e aberta a população praia-grandense.

De acordo com a presidente do Comdim, Vânia Gimenez, as instituições públicas e entidades do terceiro setor da Cidade têm um papel importantíssimo na formulação de políticas públicas para o segmento. “As mulheres desempenham uma função relevante na sociedade. Muitas são arrimos de família e têm até tripla jornada: trabalham, estudam e cuidam de seus familiares. O empoderamento é como a mulher se enxerga. Isso porque como a mulher se vê, ela será”, comentou a presidente.

Confira abaixo a programação em comemoração da XII Semana da Mulher de Praia Grande (sujeita a alterações):

08/03 às 8 horas – Missas em homenagem às mulheres
Local: Paróquia Santo Antônio
Avenida Presidente Castelo Branco, 1.598, Bairro Boqueirão;

Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças
Praça Doutor Roberto Andraus, 11, Cidade Ocian;

09/03 das 9h30 às 12h- Abertura do evento
Local: Conviver Ocian
Avenida Presidente Castelo Branco, S/N° Cidade Ocian, ao lado da estátua de Netuno;

10/03 às 10h – Dia da Beleza
Local: Conviver São Jorge
Rua João Batista de Siqueira, n°130- Bairro Antártica

10/03 às 14h30- Roda de Conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Conviver Samambaia
Avenida Pau Brasil s/n, Bairro Samambaia

11/03 às 15 h- Roda de conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Cafe Vila Sônia
Rua João Andrade de Jesus s/n, Bairro Vila Sônia

12/03 às 10 horas- Bate-papo sobre o tema “Empodere-se”
Local: Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande
Rua Teodósio de Augustinis, 122, Bairro Sítio do Campo;

12/03 às 15 horas- Homenagem às “mulheres atendidas e funcionárias”
Local: Lar São Francisco
Rua Joanna Imparato de Souza Ferreira, S/N° - Bairro Mirim;

12/03 às 17 horas- Roda de Conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Ong Projeto Faces
Rua Eredina Martins Pereira, 61, Bairro Vila Sônia

13/03 às 19h30- Encerramento
Coffee Break, Coral do Conviver Tupi, apresentação cultural do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Danças Urbanas com o Projeto Meninas em Movimento e homenagens a mulheres.
Local: Auditório Roberto Marinho
Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

Comdim- Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.