Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
28 de setembro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOGOS REGIONAIS 2023
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
XII Semana da Mulher eleva autoestima de praia-grandenses
Evento ocorre até sexta-feira (13) em pontos da Cidade
11/3/2020
  Compartilhar no Whatsapp
As mulheres da melhor idade são atualmente e serão a maioria em 2030 em Praia Grande como sugere a projeção da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Com bases nessas informações, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Ong Defesa de Cidadania da Mulher (DCM) com apoio da Administração Municipal, dando continuidade à vasta programação da XII Semana da Mulher, com o tema “Empodere-se”, ao longo de terça-feira (10), realizando diversas atividades no Conviver São Jorge, no Bairro Antártica e no Conviver Samambaia, no Bairro Samambaia.

O tema deste ano está entre as políticas públicas preconizada pelo Comdim, pois prepara os cidadãos praia-grandenses para que respeitem todos sem distinção de gênero, cor, raça ou religião, compensando as perdas ocorridas pela discriminação, garantindo assim a igualdade de oportunidades e tratamento. Dados da Fundação Seade apontam que, em 2030, as mulheres com mais de 65 anos somarao 76% da população idosa, ou seja, serão mais de 18 mil idosas vivendo na Cidade.

Na parte da manhã a atividades foram concentradas no Conviver São Jorge, no Bairro Antártica, no qual as atendidas do programa e moradores locais participaram de um Dia da Beleza recebendo corte de cabelo, designer de sobrancelhas entre outros serviços. A diretora da unidade, Josiane Ragonha, explicou a importância dessa ação para o empoderamento da mulher praia-grandense. “O evento foi aberto à população, tanto para homens como mulheres e de todas as faixas etárias. Também é uma forma de conhecer o local, que eles poderão usar no futuro. Desde que foi inaugurado em 2015, temos a parceria com o Comdim para trazermos alguns serviços e preparar a comunidade para o futuro, tendo em vista que as mulheres serão maioria na Cidade daqui a 10 anos, devem ser respeitadas desde a primeira infância até a terceira idade”, comentou a diretora.

No período da tarde, os moradores do Bairro Samambaia, participaram de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino. O encontro foi realizado no Conviver Samambaia e contou com a participação de mais de 30 moradores. A diretora de unidade, Cícera Eduardo Gomes de Oliveira, agradeceu a população por participar de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino. “É muito importante a participação da população para entender as políticas públicas existentes na Cidade”, ressaltou a diretora.


A roda de conversa foi mediada pela presidente da Ong DCM, Ana Silvia Passberg Amorim, pela psicóloga Josefa de Oliveira Silva e pela assistente social Silvia Fiel. Foram abordados temas como violência doméstica, feminicídio e a autonomia da mulher na sociedade, mais conhecido como empoderamento feminino. Segundo a presidente da DCM, Ana Sílvia Passberg Amorim, o objetivo da roda de conversa foi dialogar sobre o empoderamento feminino. “É muito importante que os homens compareçam nos eventos, para que possamos dialogar sobre os direitos e deveres das mulheres. A mulher quando começa a se empoderar ela começa a tomar conta da sua vida, ela começa a se amar, a se cuidar e ser dona de si mesma”, salientou a presidente.

Donas de si mesma - A aposentada Hilda de Oliveira Novaes, de 73 anos, aproveitou para participar das atividades oferecidas durante o evento como uma ação afirmativa. Ela só sabe ler e escrever seu nome e algumas palavra porque morava na roça e tinha de trabalhar durante a infância e adolescência para ajudar seus pais que eram agricultores. Quando se tornou adulta, casou-se e teve cinco filhos, o que segundo ela não permitia que estudasse, por ter diversas tarefas a fazer durante todo o dia. “Hoje ninguém nem nada me impede de fazer o que gosto e quero, sou dona de mim. Viajo, vou para vários lugares, faço vários cursos entre outras coisas”, disse a aposentada.

Praticante de esportes, a aposentada Maria Adalgisa Santos, 66 anos, estava com suas amigas participando do evento. De acordo com a aposentada, apesar de todo o avanço, as mulheres ainda são muito esquecidas. “Muitas vezes lembradas apenas como mãe e como esposa para os afazeres de casa e da família. E eventos como esse enobrecem a mulher, um gesto de carinho que acontece aqui já demonstra a importância da mulher na sociedade. Além disso para a melhor idade é muito importante a conversa. Muitas vezes venho aos eventos e fico aqui junto com as minhas amigas conversando, damos apoio uma a outra, saímos do Conviver com outra perspectiva de vida. Eventos como esse ajudam a elevar a autoestima da mulher independentemente da idade dela”, disse.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande segue até o dia 13 de março. Confira mais detalhes:

12/03 às 10 horas- Bate-papo sobre o tema “Empodere-se”
Local: Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande
Rua Teodósio de Augustinis, 122, Bairro Sítio do Campo;

12/03 às 15 horas- Homenagem às “mulheres atendidas e funcionárias”
Local: Lar São Francisco
Rua Joanna Imparato de Souza Ferreira, S/N° - Bairro Mirim;

12/03 às 17 horas- Roda de Conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Ong Projeto Faces
Rua Eredina Martins Pereira, 61, Bairro Vila Sônia

13/03 às 19h30- Encerramento
Coffee Break, Coral do Conviver Tupi, apresentação cultural do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Danças Urbanas com o Projeto Meninas em Movimento e homenagens a mulheres.
Local: Auditório Roberto Marinho
Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.

Comdim – Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao Poder Executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias