As mulheres da melhor idade são atualmente e serão a maioria em 2030 em Praia Grande como sugere a projeção da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Com bases nessas informações, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), a Ong Defesa de Cidadania da Mulher (DCM) com apoio da Administração Municipal, dando continuidade à vasta programação da XII Semana da Mulher, com o tema “Empodere-se”, ao longo de terça-feira (10), realizando diversas atividades no Conviver São Jorge, no Bairro Antártica e no Conviver Samambaia, no Bairro Samambaia.
O tema deste ano está entre as políticas públicas preconizada pelo Comdim, pois prepara os cidadãos praia-grandenses para que respeitem todos sem distinção de gênero, cor, raça ou religião, compensando as perdas ocorridas pela discriminação, garantindo assim a igualdade de oportunidades e tratamento. Dados da Fundação Seade apontam que, em 2030, as mulheres com mais de 65 anos somarao 76% da população idosa, ou seja, serão mais de 18 mil idosas vivendo na Cidade.
Na parte da manhã a atividades foram concentradas no Conviver São Jorge, no Bairro Antártica, no qual as atendidas do programa e moradores locais participaram de um Dia da Beleza recebendo corte de cabelo, designer de sobrancelhas entre outros serviços. A diretora da unidade, Josiane Ragonha, explicou a importância dessa ação para o empoderamento da mulher praia-grandense. “O evento foi aberto à população, tanto para homens como mulheres e de todas as faixas etárias. Também é uma forma de conhecer o local, que eles poderão usar no futuro. Desde que foi inaugurado em 2015, temos a parceria com o Comdim para trazermos alguns serviços e preparar a comunidade para o futuro, tendo em vista que as mulheres serão maioria na Cidade daqui a 10 anos, devem ser respeitadas desde a primeira infância até a terceira idade”, comentou a diretora.
No período da tarde, os moradores do Bairro Samambaia, participaram de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino. O encontro foi realizado no Conviver Samambaia e contou com a participação de mais de 30 moradores. A diretora de unidade, Cícera Eduardo Gomes de Oliveira, agradeceu a população por participar de uma roda de conversa sobre o empoderamento feminino. “É muito importante a participação da população para entender as políticas públicas existentes na Cidade”, ressaltou a diretora.
A roda de conversa foi mediada pela presidente da Ong DCM, Ana Silvia Passberg Amorim, pela psicóloga Josefa de Oliveira Silva e pela assistente social Silvia Fiel. Foram abordados temas como violência doméstica, feminicídio e a autonomia da mulher na sociedade, mais conhecido como empoderamento feminino. Segundo a presidente da DCM, Ana Sílvia Passberg Amorim, o objetivo da roda de conversa foi dialogar sobre o empoderamento feminino. “É muito importante que os homens compareçam nos eventos, para que possamos dialogar sobre os direitos e deveres das mulheres. A mulher quando começa a se empoderar ela começa a tomar conta da sua vida, ela começa a se amar, a se cuidar e ser dona de si mesma”, salientou a presidente.
Donas de si mesma - A aposentada Hilda de Oliveira Novaes, de 73 anos, aproveitou para participar das atividades oferecidas durante o evento como uma ação afirmativa. Ela só sabe ler e escrever seu nome e algumas palavra porque morava na roça e tinha de trabalhar durante a infância e adolescência para ajudar seus pais que eram agricultores. Quando se tornou adulta, casou-se e teve cinco filhos, o que segundo ela não permitia que estudasse, por ter diversas tarefas a fazer durante todo o dia. “Hoje ninguém nem nada me impede de fazer o que gosto e quero, sou dona de mim. Viajo, vou para vários lugares, faço vários cursos entre outras coisas”, disse a aposentada.
Praticante de esportes, a aposentada Maria Adalgisa Santos, 66 anos, estava com suas amigas participando do evento. De acordo com a aposentada, apesar de todo o avanço, as mulheres ainda são muito esquecidas. “Muitas vezes lembradas apenas como mãe e como esposa para os afazeres de casa e da família. E eventos como esse enobrecem a mulher, um gesto de carinho que acontece aqui já demonstra a importância da mulher na sociedade. Além disso para a melhor idade é muito importante a conversa. Muitas vezes venho aos eventos e fico aqui junto com as minhas amigas conversando, damos apoio uma a outra, saímos do Conviver com outra perspectiva de vida. Eventos como esse ajudam a elevar a autoestima da mulher independentemente da idade dela”, disse.
A XII Semana da Mulher de Praia Grande segue até o dia 13 de março. Confira mais detalhes:
12/03 às 10 horas- Bate-papo sobre o tema “Empodere-se”
Local: Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande
Rua Teodósio de Augustinis, 122, Bairro Sítio do Campo;
12/03 às 15 horas- Homenagem às “mulheres atendidas e funcionárias”
Local: Lar São Francisco
Rua Joanna Imparato de Souza Ferreira, S/N° - Bairro Mirim;
12/03 às 17 horas- Roda de Conversa sobre Empoderamento Feminino
Local: Ong Projeto Faces
Rua Eredina Martins Pereira, 61, Bairro Vila Sônia
13/03 às 19h30- Encerramento
Coffee Break, Coral do Conviver Tupi, apresentação cultural do Programa de Integração e Cidadania (PIC), Danças Urbanas com o Projeto Meninas em Movimento e homenagens a mulheres.
Local: Auditório Roberto Marinho
Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim.
Comdim – Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao Poder Executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.
Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|