Mais de 20 associações de bairro de Praia Grande se reuniram na noite de quarta-feira (11) para tratar de assuntos referente aos direitos e deveres do consumidor com representantes do Procon da Cidade. O encontro ocorreu na Prefeitura, no Bairro Mirim, e teve o apoio da Subsecretaria de Ações de Cidadania.
Apenas no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, o Procon registrou 5.332 atendimentos presenciais e cerca de 2 mil telefônicos, totalizando mais de 7 mil atendimentos, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, sendo que 85% dos casos foram resolvidos.
O Procon é responsável em orientar a população sobre direitos e deveres do consumidor e, durante o ano, além de informar os munícipes e mostrar o melhor caminho para a solução de problemas, fiscalizou diversos empreendimentos comerciais da Cidade.
A diretora do Procon, Andrea Rodrigues, explicou aos participantes que tanto a empresa, quanto os consumidores têm direitos e obrigações e que por isso é preciso ficar atento aos contratos acordados. Além disso, o órgão também realiza audiências conciliatórias entre as partes.
De acordo com a diretora, para que o consumidor procure o órgão é necessário que exista uma relação de consumo entre o fornecedor e consumidor e usuário de serviços e produtos. A diretora mostrou ainda os direitos do consumidor e o ranking das empresas que mais têm reclamações no órgão.
Para tirar dúvidas e fazer reclamações basta comparecer no Procon, que está localizado na Rua Jaú, 880, sala 72, no Bairro Boqueirão, e realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 13h30 às 16h30. O telefone para outras informações é (13)3473-6810.
O órgão- A Fundação Procon é uma instituição pública e pioneira na defesa do consumidor, sendo considerada sinônimo de respeito e proteção nos direitos do consumidor. Os trabalhos realizados sempre preconizam a harmonia das relações de consumo, para a melhoria da qualidade de vida da população bem como garantir o exercício da cidadania.
Subsecretária de Ações de Cidadania - Umas das responsabilidades da pasta é aproximar a população de Administração Municipal, proporcionando uma gestão participativa voltada para o interesse público. A subsecretaria está localizada no Paço Municipal, na Avenida Presidente Kennedy, 9000, no Bairro Mirim e o atendimento à população ocorre de segunda a sexta-feira das 9 às 16 horas.
A Subsecretária de Ações de Cidadania também é responsável pela Casa dos Conselhos municipais, local implantado para a formulação das políticas públicas com a participação direta da população em diversos segmentos como: educação, saúde, meio ambiente, turismo, criança, adolescente, juventude, defesa civil, dentre outras. Situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi, o atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
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