Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG realiza reuniões sobre o Apadrinhamento Afetivo
Programa foi apresentado aos membros do CMDCA
13/3/2020
  Compartilhar no Whatsapp
O programa Apadrinhamento Afetivo é uma forma de ofertar a crianças e jovens das Instituições de Acolhimento de Praia Grande experiências de convivência familiar e comunitária. Assim, na manhã de quarta-feira representantes da Secretaria de Assistência Social (Seas) apresentaram o programa aos membros do Conselho Municipal das Crianças e do Adolescente (CMDCA).

O encontro ocorreu na Casa dos Conselhos, localizada no Bairro Tupi, e também contou com a presença de representantes dos órgãos públicos, entidades do terceiro setor e da participação popular.

A psicóloga Lívia Ferreira da Silva é uma das integrantes da comissão do programa de Apadrinhamento Afetivo da Seas e explicou que a Cidade possui cinco equipamentos para acolher crianças e adolescentes como medida protetiva. O objetivo do Apadrinhamento Afetivo é dar aos assistidos condições necessárias para o desenvolvimento integral. Proporcionando assim, a vivência de vínculos afetivos, individualizados e duradouros, e também ampliar suas experiências sociais, para que eles por meio desses conhecimentos possam produzir marcas de afeto e de cuidado que tragam esperança em si mesmos e nas relações com o outro e com o mundo.

Outra integrante da comissão do programa de Apadrinhamento Afetivo, Patrícia Caetano Borelli, explicou que, a partir dos 8 anos, algumas crianças e adolescentes estão aptas a participarem do programa. Ela observa que o apadrinhamento afetivo traz diversos benefícios aos participantes. Muitas crianças e adolescentes melhoraram significativamente sua autoestima e passaram a ter mais autonomia em suas ações.

O programa- Para participar do Apadrinhamento Afetivo é necessário ter no mínimo 25 anos, residir em Praia Grande, ter a disponibilidade para participar de todos os encontros do processo de formação, ter tempo para convivência com as crianças e adolescentes, possibilidade de se envolver a longo prazo, através da construção de vínculo. Lembrando sempre que a adoção não é o objetivo desse projeto.
A Seas realizará reuniões explicativas em três equipamentos municipais durante todo o mês de março. Todos os encontros têm o mesmo conteúdo, bastando os interessados participarem de apenas uma das reuniões. Confira a agenda dos próximos encontros explicativas sobre o programa:

19/03 às 17 horas na Secretária de Assistência Social (Seas)
Rua Emancipador Paulo Fefim, 775, Bairro Boqueirão;

24/03 às 17 horas no Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi
Rua Professora Heleny Rosa, 114, Bairro Melvi;

27/03 às 17 horas no Conviver Tupi
Rua Xavantes, 51, Bairro Tupi

Outros assuntos- Além da apresentação do programa de Apadrinhamento Afetivo, também foram abordados outros assuntos na reunião do CMDCA. Dentre os assuntos a vice-presidente do órgão, Débora Cristina dos Santos, apresentou o registro no CMDCA, da Associação Amigos do Jardim Solemar II, que desenvolve diversos programas voltados para crianças e adolescentes.
A próxima reunião do CMDCA está agenda para o dia 09 de abril, às 10 horas, na Casa dos Conselhos, situada no Bairro Tupi.


Sede- A Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias