Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Mulheres do Lar São Francisco recebem homenagem
Evento integra a XII Semana da Mulher de Praia Grande
13/3/2020
  Compartilhar no Whatsapp
As funcionárias e assistidas do Lar São Francisco, situado no Bairro Mirim, tiveram uma tarde diferente na última quinta-feira (12). Elas receberam, além de muitas demonstrações de carinho, um botão de rosas durante as comemorações da XII Semana da Mulher de Praia Grande. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), com o apoio da Administração Municipal.

A Semana da Mulher de Praia Grande já é um evento tradicional e o tema deste é ‘Empodere-se’, para tratar da autonomia da mulher, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, igualdade de direitos econômicos, sociais e políticos.

A presidente do Fundo Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, conversou com os assistidos e funcionários do Lar São Francisco sobre a importância da luta pelos direitos da mulher nos últimos anos.

“Mais que uma comemoração, o Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para que as pessoas possam refletir sobre a data. Ao longo de décadas conseguimos conquistar alguns direitos, mas ainda temos de ser respeitadas por todos. Muitas mulheres sofrem com a violência, entretanto homens e mulheres devem caminhar lado a lado, para o bom funcionamento da sociedade”, ressaltou a presidente do Fundo Social.

As jovens do projeto Meninas em Movimento, da Ong DCM, deixaram os atendidos pelo equipamento sorridentes, isto porque elas fizeram apresentação de danças urbanas, interagindo com o público da melhor idade, funcionários e até conseguiram que as presidentes do Fundo Social e do Comdim entrassem na dança.

A presidente do Comdim, Vânia Gimenez, explicou a importância da realização de um evento alusivo ao dia da mulher no Lar São Francisco. “O idoso é o jovem que deu certo, porque se ele não tivesse não teria chegado até essa idade. É muito importante que todos tenham seus direitos preservados, tanto homens como mulheres, porém a mulher em muitos lugares do mundo é desrespeitada, fazendo com que nossa ação tenha de ir além das fronteiras”, comentou Gimenez.

Logo após as danças, as alunas do projeto Meninas em Movimento entregaram às assistidas e às funcionárias um botão de rosas, para celebrar a Semana da Mulher de Praia Grande. A auxiliar de enfermagem Sandra Gomes Gaia, que já trabalha há 16 anos na Prefeitura e desde então no Lar São Francisco, ficou muito contente com a homenagem realizada para as mulheres da instituição. “É muito bom quando somos lembrados, ficamos ainda mais motivadas a exercer nosso trabalho”, ressaltou a auxiliar de enfermagem.

A aluna do projeto, Isabelle Lima de Sousa, de 9 anos, já conhecia outras instituições de acolhimento ao idoso, porém essa foi a primeira vez que ela visitou o Lar São Francisco e garante que voltará mais vezes. “Estou muito feliz em participar dessa comemoração, e lembrei muito da minha vó que está doente, por isso tive muita vontade de abraças as vozinhas daqui”, disse a aluna.

Outras ações- Mais duas iniciativas foram realizadas ao longo do dia. Uma delas foi o bate-papo com os jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande, na sede da entidade localizada no Bairro Sítio do Campo. No final da tarde foi a vez dos atendidos pela Ong Faces, no Bairro Vila Sônia, receberem uma roda de conversa sobre empoderamento feminino.

Comdim - Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias