As funcionárias e assistidas do Lar São Francisco, situado no Bairro Mirim, tiveram uma tarde diferente na última quinta-feira (12). Elas receberam, além de muitas demonstrações de carinho, um botão de rosas durante as comemorações da XII Semana da Mulher de Praia Grande. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Ong Defesa e Cidadania da Mulher (DCM), com o apoio da Administração Municipal.
A Semana da Mulher de Praia Grande já é um evento tradicional e o tema deste é ‘Empodere-se’, para tratar da autonomia da mulher, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, igualdade de direitos econômicos, sociais e políticos.
A presidente do Fundo Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão, a Maruca, conversou com os assistidos e funcionários do Lar São Francisco sobre a importância da luta pelos direitos da mulher nos últimos anos.
“Mais que uma comemoração, o Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para que as pessoas possam refletir sobre a data. Ao longo de décadas conseguimos conquistar alguns direitos, mas ainda temos de ser respeitadas por todos. Muitas mulheres sofrem com a violência, entretanto homens e mulheres devem caminhar lado a lado, para o bom funcionamento da sociedade”, ressaltou a presidente do Fundo Social.
As jovens do projeto Meninas em Movimento, da Ong DCM, deixaram os atendidos pelo equipamento sorridentes, isto porque elas fizeram apresentação de danças urbanas, interagindo com o público da melhor idade, funcionários e até conseguiram que as presidentes do Fundo Social e do Comdim entrassem na dança.
A presidente do Comdim, Vânia Gimenez, explicou a importância da realização de um evento alusivo ao dia da mulher no Lar São Francisco. “O idoso é o jovem que deu certo, porque se ele não tivesse não teria chegado até essa idade. É muito importante que todos tenham seus direitos preservados, tanto homens como mulheres, porém a mulher em muitos lugares do mundo é desrespeitada, fazendo com que nossa ação tenha de ir além das fronteiras”, comentou Gimenez.
Logo após as danças, as alunas do projeto Meninas em Movimento entregaram às assistidas e às funcionárias um botão de rosas, para celebrar a Semana da Mulher de Praia Grande. A auxiliar de enfermagem Sandra Gomes Gaia, que já trabalha há 16 anos na Prefeitura e desde então no Lar São Francisco, ficou muito contente com a homenagem realizada para as mulheres da instituição. “É muito bom quando somos lembrados, ficamos ainda mais motivadas a exercer nosso trabalho”, ressaltou a auxiliar de enfermagem.
A aluna do projeto, Isabelle Lima de Sousa, de 9 anos, já conhecia outras instituições de acolhimento ao idoso, porém essa foi a primeira vez que ela visitou o Lar São Francisco e garante que voltará mais vezes. “Estou muito feliz em participar dessa comemoração, e lembrei muito da minha vó que está doente, por isso tive muita vontade de abraças as vozinhas daqui”, disse a aluna.
Outras ações- Mais duas iniciativas foram realizadas ao longo do dia. Uma delas foi o bate-papo com os jovens do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (Camp) de Praia Grande, na sede da entidade localizada no Bairro Sítio do Campo. No final da tarde foi a vez dos atendidos pela Ong Faces, no Bairro Vila Sônia, receberem uma roda de conversa sobre empoderamento feminino.
Comdim - Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.
Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.
O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.
|