Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
7 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


Semana da Mulher encerra atividades com chave de ouro em PG
O tema desta edição foi o empoderamento feminino
16/3/2020
  Compartilhar no Whatsapp
Elas podem ser competentes, detalhistas, solteiras, casadas, crianças, adultas, empreendedoras, líderes de corporações públicas e privadas, entretanto, o mais importante de tudo é que são sujeitos de direitos. A XII Semana da Mulher de Praia Grande englobou todos esses assuntos dentro do tema ‘Empodere-se’. O evento teve seu encerramento na noite da última sexta-feira (13), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e contou com a participação de várias entidades da Cidade.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande foi realizada pelo Conselho dos Direitos da Mulher (Comdim) em parceria com a ONG Defesa e Cidadania da Mulher (DCM) e com o apoio da Administração Municipal. As rodas de conversa realizadas de 8 a 13 de março trouxeram à tona alguns assuntos que estão sendo dialogados pela sociedade brasileira nos últimos anos. A presidente da Ong DCM, Ana Sílvia Passeberg de Amorim, explicou que o evento teve como objetivo apresentar diversas ações afirmativas para a autonomia feminina.

“O dia da mulher é todo dia. Somos sujeitos de direito e devemos ser respeitadas. Nosso objetivo é o fortalecimento da família e o empoderamento feminino. O empoderamento é realizado em pequenos atos, entretanto ao mesmo tempo muitas mulheres são coagidas sem perceberem em seu ambiente familiar, de trabalho e pela própria sociedade. Por isso, temos que continuar lutando para alcançar respeito como qualquer cidadão”, ressaltou Ana Sílvia.

A presidente alertou as mulheres que um simples corte de cabelo pode mostrar se a mulher é empoderada ou está sendo coagida pelo seu opressor. “Uma mulher empoderada faz o corte de cabelo, que ela desejar, que se sentir bem. Já uma mulher coagida não corta o cabelo de forma desejada porque o seu opressor determina o modo a seguir”, explica Ana Silvia.

Ao longo do encerramento, o Coral Conviver Tupi, emocionou o público com canções como Tormento d’amore, ‘Estoy Apaixonado’ e ‘Ana Júlia’ que levaram o público ao delírio. A regente, Maraísa Mouro Silva, agradeceu o carinho do público e explicou que estava sendo uma emoção muito grande os participantes do coral apresentarem em um evento com essa temática. “Vamos nos empoderar, assim teremos o lugar certo na sociedade”, comentou a regente.

Logo após, foi a vez das alunas do projeto ‘Meninas em movimento’, da ONG, DCM, realizarem sua apresentação e levarem muita reflexão para o público. Um pequeno vídeo foi exibido mostrando ao público a importância da autonomia da mulher na sociedade contemporânea. As alunas também levaram o público ao delírio, apresentação de dança urbana, como umas ações para o empoderamento feminino.

As alunas do Programa de Integração e Cidadania (PIC), do Quietude, também apresentaram número de dança do ventre como forma de empoderamento feminino. E para encerrar as apresentações, uma equipe de dança de salão mostrou a importância da dança para empoderar todos os cidadãos.

A XII Semana da Mulher de Praia Grande foi finalizada com homenagens a mulheres praia-grandenses de entidades da Cidade: a vice-presidente do Comdim, Beatriz Ramos, a representante da Secretaria de Assistência Social, Jô Luna e regente do Coral Tupi, Maraísa Mouro Silva.

Elas são a maioria na Cidade- Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que a Praia Grande possui atualmente 164.753 habitantes do sexo feminino e 152.091, ou seja, 52% dos moradores da Cidade são mulheres, e 48% são homens. Por isso, a Cidade possui diversas políticas públicas voltadas a igualdade: dentre elas estão os cursos oferecidos nos Programa de Integração e Cidadania (PICs) e Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE); participação das mulheres nos espaços de poder e decisão (Condim); programas voltados a saúde da mulher, dentre outros serviços oferecidos.

Comdim - Implantado em 1999, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é responsável por elaborar e aprovar seu regimento interno; estimular, apoiar e desenvolver o estudo e o debate das condições de vida das mulheres do Município de Praia Grande, formular diretrizes e promover políticas públicas, visando eliminar todas as formas de discriminação que atinjam a mulher; prestar assessoria ao poder executivo, acompanhando a elaboração das políticas públicas, programas e ações referentes às questões do gênero; acompanhar o cumprimento da legislação que assegura os direitos da mulher; propor programas e mecanismos para coibir toda e qualquer violência contra a mulher e estimular a criação e implementação de programas para atendimento da mulher vítima de violência e de seu agressor; entre outras.

Todas as reuniões do Comdim ocorrem na Casa dos Conselhos, que é coordenada pelo secretário adjunto da Subsecretaria de Ações e Cidadania, Márcio Lamas, e foi desenvolvida com a meta de reunir todos os Conselhos da Cidade incentivando a participação popular, as relações entre governo e sociedade civil em prol do cidadão e do desenvolvimento do Município.

O atendimento na Casa dos Conselhos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e o equipamento está situado na Rua Xavantes, n° 51, no Bairro Tupi. Informações sobre a Casa dos Conselhos podem ser obtidas no telefone 3496-5376.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias