As obras de implantação do novo canal Negro Velho, no Bairro Tupi, seguem em ritmo acelerado e mudaram de fase recentemente. Os moradores desta região de Praia Grande serão diretamente beneficiados com a ampliação da capacidade de captação do sistema de drenagem e, desta forma, a redução da possibilidade de pontos de acúmulo de água quando ocorrer uma precipitação de chuvas muito intensa.
O investimento total na construção do equipamento é R$ 11,9 milhões. Deste total, R$ 1,2 milhão foi obtido pela Prefeitura de Praia Grande junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) da Cidade.
O novo canal será interligado ao antigo canal, assim ambos serão ativos. Com isso, a capacidade de captação do sistema de drenagem instalado no Bairro Tupi aumentará. “E esta é uma primeira ação. A Prefeitura ainda deverá executar outras obras relacionadas à drenagem e pavimentação no bairro, beneficiando as ruas Tupi, Xavantes e Pajé, além também da limpeza de toda a rede de drenagem existente. Os procedimentos administrativos estão em andamento”, comentou a titular da Seop, Eloísa Ojea.
De acordo com a secretária, por conta do crescimento que ocorreu no Bairro Tupi ao longo dos últimos anos houve um aumento na impermeabilização do solo com a intensificação da construção civil. Todo este processo causou problemas de pontos de acúmulo de água quando ocorre uma precipitação de chuvas muito intensa. Com este diagnóstico em mãos, a Administração Municipal decidiu investir para melhorar a qualidade de vida da população.
“Infelizmente, o antigo canal foi afetado por esta urbanização, sendo que hoje se encontra sob residências e edifícios, o que dificulta e mesmo impossibilita sua manutenção ou ampliação. Por isso, a Prefeitura resolveu implantar um novo, o que trará muitos benefícios”, disse Eloísa.
Obras - Já foram realizadas as etapas de escavação a partir da Avenida Presidente Castelo Branco (trecho entre as ruas Potiguares e Tamoios) e Rua Tamoios (até a Avenida Presidente Kennedy), totalizando 650 metros. Neste percurso foram instaladas duas linhas de aduelas de concreto (medida 2m x 1,5 m cada uma), que se interligarão à rede instalada. Também ocorreu a recuperação do leito carroçável do trecho das vias, que receberam pavimentação asfáltica.
|