Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
25 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande entrega a modernização das praças Roberto Andraus e Nossa Senhora de Fátima
Os dois locais abrigam as feiras de artesanato e são visitados por munícipes e turistas
15/12/2020
  Compartilhar no Whatsapp
As modernizações das praças Roberto Andraus, no Bairro Ocian e a Nossa Senhora de Fátima, Caiçara, foram entregues pela Prefeitura de Praia Grande. Os dois locais, que abrigam as tradicionais feiras de artesanato da Cidade, voltam a figurar como ótimas opções de lazer e diversão para moradores e também turistas.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, visitou as duas praças. “O mais importante é que essas duas praças contribuem de forma efetiva para melhorar o fluxo turístico do Município e, desta forma, colaboram também para a geração de renda para os profissionais que atuam nesse setor. As duas praças ficaram lindas, com amplos e confortáveis espaços”, comentou o chefe do Executivo da Cidade.

O projeto executado na Praça Roberto Andraus deu um aspecto especial ao local: foi aberto novo trecho da Rua Olavo Bilac, interligando com a Rua Oceânica Amábile. Com isso a Igreja Nossa Senhora da Graças foi separada da praça. O resultado dessa medida é a melhora do fluxo, segurança e ordenamento do trânsito desta região. O local também ganhou calçadas e espaços externos mais modernos e adequados para os pedestres.

A nova estrutura foi construída em concreto e recebeu cobertura de policarbonato (nos mesmos moldes da Área de Eventos do Bairro Guilhermina). O local terá função múltiplo uso. Ladeando a Avenida Dom Pedro II foi construída a estrutura maior, com 44 m x 6 m, onde se localiza a área de alimentação da feira de artesanato local. Ladeando o novo trecho da rua Olavo Bilac e a Rua Gilberto Amado se localizam as outras estruturas, com 38,5 m x 6 m, onde já está instalada a área de artesanato.

A praça tem piso em pedra Goiás. Uma preocupação da Prefeitura foi o projeto paisagístico, que priorizou a preservação das árvores existentes. O local ganhou novo e moderno mobiliário urbano (bancos e lixeiras). Complementando os trabalhos a praça tem agora novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança.

Já as obras na Praça Nossa Senhora de Fátima resultaram na instalação de estrutura pergolada de aproximadamente 1.200 m², cobertura com policarbonato, além de acesso por dois portais dispostos nas duas extremidades da praça.

Conhecida popularmente como “praça da feirinha hippye”, a Praça tem cerca de 4 mil m² de área e já passou por remodelamento quando foram realizadas as obras de revitalização da Avenida Nossa Senhora de Fátima (entregues oficialmente em 2018) ganhando piso interno em pedra goiás (2.3 mil m²), uma nova distribuição paisagística e calçamento externo em piso intertravado de concreto. Agora os serviços visaram construir uma área especial, onda funcionará a feira de artesanato e alimentação.

Além da estrutura pergolada e cobertura de policarbonato, o local conta com banheiros públicos, de serviço e sala de apoio. Estes serviços complementam os trabalhos de revitalização realizados ao longo da via, que já conta com nova rede de drenagem (1.572 metros) e teve ampliado o leito carroçável, com a implantação de duas pistas em cada mão de direção. Mais vagas para estacionamento de veículos foram criadas e tratamento paisagístico diferenciado realizado.

Os projetos, tanto da avenida como da praça, receberam atenção especial no que se refere à acessibilidade. Os calçamentos, em todas suas extensões, têm rampas de acesso e piso podotátil, em conformidade com a NBR 9050/2015, que determina as regras de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Praça Portugal – Localizada no Bairro Guilhermina, a Praça Portugal foi o primeiro equipamento deste tipo modernizado pela Prefeitura de Praia Grande. A inauguração do espaço ocorreu em janeiro de 2019.

Feiras de Artesanato – As três feiras de artesanato fixas de Praia Grande são excelentes opções de lazer para toda a família. Com espaços totalmente revitalizados, as feiras são atrações turísticas na Cidade, movimentando a economia dos artesãos e profissionais da alimentação.

Funcionando de quinta a domingo, das 16 às 22 horas, as feiras estão localizadas nas praças Portugal (Guilhermina) e Roberto Andraus (Ocian) e Nossa Senhora de Fátima. No total, mais de 130 profissionais, todos cadastrados na Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, atuam nas feiras fixas.

Os artigos à venda são variados; bolsas, tapetes, bijuterias e presentes em geral são feitos de maneira totalmente artesanal. As feiras abrigam também setores de gastronomia, tornando a diversão completa.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias