Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
SEMA instala novas barreiras para evitar invasões e descartes irregulares
36 barreiras ’New Jersey’ foram instaladas em dois endereços distintos
23/4/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Mesmo durante a pandemia, as ações da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande continuam com força total, promovendo bloqueios de acesso a áreas de preservação, vegetadas ou com potencial de invasão. No primeiro trimestre desde ano, a equipe de fiscalização ambiental da secretaria instalou 36 peças de barreiras de isolamento ‘New Jersey’, nos bairros Tupi e Ribeirópolis, afim de coibir invasões e descartes irregulares de resíduos, principalmente Resíduos da Construção Civil (RCC).

“Nossa equipe trabalha ativamente com o objetivo de evitar ações irregulares e, por isso, estamos sempre fazendo ronda, principalmente fiscalizando áreas de proteção ambiental, atendendo e efetuando intervenções em espaços que sofrem este tipo de comportamento. Trabalhamos com um cronograma de áreas no qual nossos fiscais rodam diariamente”, explicou o responsável pela Fiscalização Ambiental da Sema, Luciano Mola.

Importante destacar que essas áreas podem ser terrenos ou até mesmo ruas dotadas de vegetação que ainda não foram pavimentadas porque ainda é necessário o licenciamento por parte da Prefeitura. Mas em boa parte são áreas públicas ainda não utilizadas pela municipalidade que acabam sendo alvo de descartes clandestinos de entulho (RCC).

O secretário da pasta, Antônio Eduardo Serrano, mais conhecido como Dr. Serrano, explica que a secretaria conta também com outras formas de conscientização com o objetivo de evitar esse tipo de ação. “Além das rondas para vistoriar as áreas de preservação ambiental, a SEMA conta ainda com o patrulhamento diário da Guarda Ambiental, com as câmeras do sistema OCR, que é o rastreamento por videomonitoramento e a secretaria trabalha junto aos munícipes alguns informativos sobre as questões de educação ambiental, como Ecodicas que aborda sustentabilidade e consciência ambiental, ecopontos e coleta seletiva e o informativo específico para o trato com o RCC, que além de abordar algumas legislações, demonstra a maneira correta de destinação de cada tipo de resíduo”.

Para este tipo de intervenção e instalação de barreiras, a SEMA conta com o apoio de outras pastas municipais, que após constatar a área de bloqueio aciona a equipe do grupamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM ) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) para remover os resíduos e posteriormente fazer a instalação das barreiras.

Essas e outras ações irregulares podem ser denunciadas pelos munícipes através do telefone 153, ou ainda através da Guarda Civil Municipal, ligando para 199.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias