Baleia da espécie Jubarte aparece morta em Praia Grande

Animal foi encontrado na praia do Bairro Aviação

18/5/2021

Uma baleia da espécie Jubarte, com cerca de 7 metros de comprimento, apareceu morta na praia do Bairro Aviação, nesta terça-feira (18). A ocorrência foi atendida pela Guarda Costeira, grupamento que integra a Guarda Civil Municipal praia-grandense.

Assim que foram chamados, os integrantes da Guarda Costeira de Praia Grande entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade e o Instituto Biopesca. Uma equipe da ONG foi deslocada para o local. Os profissionais colheram material para a realização de estudos e exames.

“A Guarda Costeira foi acionada através do registro pelas câmeras de monitoramento do Cicoe. Imediatamente, uma equipe foi deslocada para a área, que precisou ser cercada por conta de pessoas que estavam curiosas com o ocorrido. Essa atuação em parceria com a Biopesca também faz parte deste tipo de ocorrência”, explicou o inspetor do Grupamento da Guarda Costeira de Praia Grande, Delfo Monsalvo.

Após os procedimentos efetuados pela Biopesca, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) praia-grandense utilizou duas retroescavadeiras e um caminhão nos trabalhos de retirada do animal marinho do local.