A população de Praia Grande está colaborando com o Programa Cidades Sustentáveis. A consulta pública de elaboração do Plano de Metas do Projeto entrou no ar dia 15 de maio e já recebeu diversas sugestões de munícipes. O prazo para participação popular vai até 10 de junho, através do portal do Município: www.praiagrande.sp.gov.br.
O programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de mobilizar governos para a implementação de políticas públicas que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e construção de cidades mais sustentáveis. E para isso, conta com a colaboração da população das Cidades participantes, que podem enviar propostas e sugestões.
No período de 15 a 21 de maio a consulta pública recebeu 13 propostas relacionadas aos eixos/temas: Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz (1); Gestão Local para a Sustentabilidade (3); Planejamento e Desenho Urbano (2); Cultura para a Sustentabilidade (1); Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida (1); Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável (3); Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida (1); e Melhor Mobilidade, Menos Tráfego (1).
Além desses, a população pode colaborar com sugestões a respeito dos eixos: Governança; Bens Naturais e Comuns; Ação Local para a Saúde; e Do Local para o Global, totalizando 12 eixos do Programa.
Para participar basta acessar o site www.praigrande.sp.gov.br e clicar no banner "Consulta Pública do Programa Cidades Sustentáveis”, ou acessar diretamente o link http://www.praiagrande.sp.gov.br/pcs/. Todas as contribuições recebidas serão analisadas pela equipe da Secretaria de Planejamento e tratadas adequadamente.
Juntamente com o material recebido durante a consulta pública, a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande e as demais secretarias vão elaborar o Plano de Metas e disponibilizá-lo para conhecimento da população. A intenção é que a partir do Plano de Metas, o município desenvolva atividades para seu cumprimento, utilizando os indicadores para monitorar cada item estabelecido
O secretário adjunto de Planejamento, Juliano Fornazari, destaca: ”A contribuição da população é importante neste momento porque auxilia no desenvolvimento do trabalho, para que este represente os anseios da população orientando o caminho para onde desejamos chegar com o município no futuro”.
|