Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Moderno e charmoso, Bairro Ocian completa 65 anos
Curiosamente, Bairro é mais antigo que Praia Grande
25/5/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Um bairro com status de ‘cidade’, mais velho que Praia Grande, que tem o Netuno como guardião, repleto de histórias, referência em planejamento urbano, com diversos equipamentos públicos, marco para turismo local e que passou, recentemente, por uma ampla modernização. Esse é o charmoso Ocian, que completa, na próxima quinta-feira (27), 65 anos de sua fundação e está entre as principais regiões do Município. Por tudo que foi, é e representa, a popular ‘Cidade Ocian’ merece todas as homenagens pela data especial.

O Bairro Ocian dispensa adjetivos e conta com lugar especial no coração de munícipes e turistas. Quem mora lá não quer ir para outro lugar. Os privilegiados que visitam esta região da Cidade voltam sempre que possível para curtir. Momentos históricos e especiais de Praia Grande seguem sendo escritos em suas ruas e avenidas.

Atualmente, o Ocian é o segundo centro econômico mais importante de Praia Grande. Comércios, empresas e prestadores de serviços de diversos setores e tamanhos estão sediadas no Bairro. A construção de grandes prédios também transformou o cenário urbanístico e segue aquecida. Vida noturna agitada com bares, restaurantes. Não se pode esquecer da cereja do bolo, a tradicional Feira de Artesanato com lindos produtos e uma área com doces e salgados que dão água na boca dos visitantes.

Não se pode esquecer também da Boutique de Peixes. O prédio é uma réplica de um pesqueiro, passando a impressão de um barco ancorado. Dentro estão os boxes para a venda de pescado. O projeto buscou resgatar a história da pesca artesanal desenvolvida no Ocian e ao mesmo tempo oferecer um espaço confortável para profissionais e clientes.

O passado e o presente se fundem pelas ruas e avenidas do Ocian. O antigo e o moderno convivem em harmonia. Obras de revitalização transformaram a Praça Roberto Andraus. O equipamento turístico está ainda mais lindo, amplo e acessível para quem trabalha por ali ou apenas quem vai curtir o local.

Os trabalhos efetuados pela Administração Municipal foram fundamentais para a implantação do Centro Expandido, que incentivou e incrementou o comércio local. Na prática, o grandioso projeto contemplou as avenidas Doutor Vicente de Carvalho, Dom Pedro II e Rua Oceânica Amábile, trecho da Avenida Presidente Kennedy até a Castelo Branco, além das respectivas ruas transversais. Importantes serviços de drenagem foram efetuados também.

Além da linda praia, atividades contemplam pessoas de todas as idades. Uma linda escola de surfe, Pista de Skate, Espaço Kids com temática do fundo do mar e unidade do Programa Conviver beneficiam crianças, jovens e idosos. Usafa, Academia da Saúde, Ecoponto, escolas municipais, tudo pode ser encontrado neste bairro de um povo feliz, orgulhoso, guerreiro e empreendedor.

Mas, talvez, o maior patrimônio do Bairro Ocian seja, de fato, sua história. Curiosamente, sua fundação é datada de 1956, mais antiga que o próprio Município. Desta forma, pode-se dizer que foi o primeiro núcleo urbano de Praia Grande. Outra curiosidade é que o nome Ocian surgiu da sigla Organização Construtora e Incorporadora Andraus Ltda., que construiu no local 22 prédios com 1.350 apartamentos.

Como referência histórica, é importante destacar que naquela época Praia Grande era apenas um bairro de São Vicente. Por conta disso, a construção dos prédios possibilitou a implantação de uma infraestrutura até então inexistente na região. Foram instalados geradores de energia elétrica, que funcionavam com óleo diesel, sistema de coleta e tratamento de esgotos e água encanada, além da chegada de comércios como padarias e lojas, entre outros.

Outro destaque na história da ‘Cidade Ocian’ é que, naquela época, recebeu o título de mais bem planejada de todo o Brasil. Perdeu o status apenas quando Brasília foi inaugurada.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias