Brasão de Praia Grande  

sábado
31 de julho de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
Semana do Meio Ambiente conta com intensificação na coleta seletiva e limpeza de microlixo pela Sesurb
Último dia das ações acontece na quarta-feira (02) com arborização de avenida
1/6/2021
 
As ações voltadas à sustentabilidade e preservação, que marcam a Semana Nacional do Meio Ambiente, continuam acontecendo em Praia Grande e nesta terça-feira (1º) a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) realizou o segundo dia de atividades com limpeza de microlixos na faixa de areia da orla e intensificação da coleta seletiva. Os trabalhos continuam na quarta-feira (2) com arborização da Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão. A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho e no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Os trabalhos tiveram início na segunda-feira (31) pela manhã, com a intensificação dos serviços de manutenção no sistema de drenagem urbana na Rua Sérgio Gregório, no Bairro Vila Sônia. O trabalho contou com limpeza de todo sistema: iniciando com a retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; depois a desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; finalizando a limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem. Na sequência, a Sesurb realizou a reforma de todas as tampas de concreto dos bueiros que passaram pela manutenção.

No mesmo dia, no período da tarde, foi realizado um mutirão do Projeto Rapa Treco pelas vias do Bairro Canto do Forte, iniciando pela Avenida Costa Machado. O serviço consiste na retirada de itens inservíveis, como móveis, eletrodomésticos, colchões, sofás e utensílios domésticos que não possuem mais utilidade, e quando descartados em locais incorretos causam transtornos urbanos como obstruções na rede de drenagem, aspecto de local sujo, além de servir como criadouros de insetos. O projeto continua acontecendo na Cidade, semanalmente, e para ser atendido, os moradores precisam deixar o material que quer descartar na calçada de sua residência no dia de recolha até as 8 horas.

Já nesta terça-feira pela manhã foi realizada a intensificação da limpeza dos 22,5 km de orla, com equipes recolhendo manualmente o microlixo (itens que devido ao pequeno porte acabam escapando do processo de limpeza pública efetuado normalmente). Estes materiais são problemáticos não somente pela questão da higiene, mas também pelo risco de contaminação por bactérias, e estes resíduos acabam sendo inseridos na cadeia alimentar dos animais marinhos e pássaros levando-os a contrair doenças.

E, por fim, no período da tarde foi a vez de intensificar o serviço de coleta seletiva nos bairros localizados na região popularmente chamada de Trevo: Melvi, Samambaia, Esmeralda e Ribeirópolis. Os caminhões do sistema partiram da sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Acamar) e passaram por várias vias destes locais recolhendo materiais como plástico, vidro e metal, ensacados pelos moradores.

Programação – Para encerrar as ações, na quarta-feira (2) pela manhã será realizado o plantio de cerca de 500 mudas na Avenida Diamantino da Cruz Ferreira Mourão, na altura do Bairro Melvi. As ações dão continuidade aos trabalhos já realizados pela Sesurb, que só nos primeiros meses de 2021 investiu em novos plantios, que resultaram em mais de 3.300 árvores instaladas em diversos Bairros.

De acordo com o subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos Sólidos, Marcelus Condé Machado, o trabalho que a Sesurb realiza no seu dia a dia vai ao encontro de diversas diretrizes utilizadas para a preservação do meio ambiente. “Os serviços desenvolvidos pela Administração em manutenção, zeladoria em geral e, até, de construções urbanas sempre que possível têm a preocupação com a sustentabilidade, reaproveitamento e incentivo a ações ligadas à preservação. É um cuidado que Praia Grande tem que já resultou em prêmios e, consequentemente, em menos impacto ambiental”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias