Brasão de Praia Grande  

terça-feira
21 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande recebe maior cabo submarino de internet do mundo
Sistema do Google conectará, a partir de Praia Grande, o Brasil, Argentina e Uruguai aos Estados Unidos
11/6/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande foi escolhida pelo Google para receber o maior cabo submarino de internet do mundo. A partir do equipamento que passará pela Cidade será possível interligar ao mesmo tempo o Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. O sistema terá a função de aumentar consideravelmente a velocidade de conexão de internet entre a América do Norte e a do Sul.

O moderno cabo utiliza a tecnologia de fibra ótica e recebeu da Google o nome de Firmina. A homenagem da empresa é para a brasileira Maria Firmina dos Reis, que viveu entre 1825 e 1917). A escritora abolicionista foi a autora do romance Úrsula e é reconhecida como a primeira romancista brasileira.

Além de Praia Grande, o cabo submarino também passará por Las Toninas, na Argentina, e Punta del Este, Uruguai. A base de toda esta operação tecnológica está sediada na costa leste dos Estados Unidos. As obras já tiveram início e se estenderão pelos próximos meses.

“Praia Grande conta com uma localização estratégica. Isso colaborou para a decisão do Google. A Cidade também possui um moderno sistema de fibra ótica responsável pelo oferecimento de diversos serviços gratuitos para os munícipes. São mais de 300 quilômetros de cabos que compõe o sistema municipal”, comentou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

Os desdobramentos da covid-19 foram determinantes para o desenvolvimento e investimento do Google nesse cabo submarino. A pandemia trouxe consigo o aumento na demanda por serviços de internet e nuvem, além de maior cargo de trabalho pela rede mundial de computadores, compras e entretenimento.

"Com 12 pares de fibra, o cabo transportará o tráfego de forma rápida e segura entre a América do Norte e a do Sul. Assim, os usuários terão acesso rápido aos produtos do Google, como Pesquisa, Gmail e YouTube, bem como serviços do Google Cloud ", disse a empresa em comunicado sobre o sistema.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias