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22 de setembro de 2021

 
 
     
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Secretaria de Finanças amplia atendimento via WhatsApp
Medida visa diminuir tempo de resposta aos contribuintes e agilizar os serviços
23/6/2021
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Para melhorar a resposta aos contribuintes de Praia Grande, a Secretaria de Finanças (Sefin) irá expandir o serviço de atendimento via WhatsApp. A medida visa agilizar a prestação de diversos serviços online e o agendamento presencial na Secretaria.

A alta demanda motivou a expansão do atendimento. Cerca de 200 mensagens são recebidas por dia nas linhas de WhatsApp disponibilizadas pela secretaria, o que acaba congestionando o atendimento e as respostas aos contribuintes.

Os serviços realizados nos guichês de atendimento da Sefin estarão disponibilizados também através do WhatsApp após a implementação da melhoria, como: boleto à vista de ISS, segunda via de IPTU, alvará de localização e funcionamento, dívida ativa, inscrição de autônomos, acerto de parcelas, baixa de débitos, boleto à vista, segunda via de parcelamento, entre outros.

Links diretos de serviços cujas demandas são mais recorrentes também serão implementados para agilizar o atendimento. A Sefin já disponibiliza números específicos para cada serviço no WhatsApp, que irão permanecer os mesmos:

• Departamento da Receita: (13) 3496-2184;
• Serviços de IPTU: (13) 3496-2045;
• Atendimento ao público: (13) 3496-2275
• Dívida Ativa: (13) 3496-2041;
• Alvará de Funcionamento: (13) 3496-2236;
• Atendimento referente Ambulante/Feirante: (13) 3496-2236;
• ISSQN: (13) 3496-2042;
• Assuntos relacionados à Procuradoria Fiscal: (13) 3496-2127;
• Cadastro de desconto de IPTU para aposentados, pensionistas e ITBI: (13) 3496-2243.

Além do serviço presencial agendado e do atendimento ampliado via WhatsApp, os munícipes continuam com o atendimento via e-mail (atendimentosefin@praiagrande.sp.gov.br), opção que já fazia parte da rotina da secretaria. O site da Prefeitura também disponibiliza a ‘Carta de Serviços’, onde os contribuintes contam com informações de todos os serviços públicos.

Para o secretário de Finanças, Cristiano de Mola, a ampliação desse canal de comunicação irá tornar o tempo de resposta menor e aprimorar a prestação de serviços. “Essa é uma iniciativa inovadora no Município e vai ao encontro dos objetivos da nossa prefeita Raquel Chini, no que diz respeito à excelência no atendimento aos nossos munícipes”.

Além disso, nesse momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o aprimoramento do atendimento remoto é ainda mais necessário e importante. “Nosso objetivo é resolver os problemas dos munícipes, oferecendo meios remotos, evitando deslocamentos desnecessários e facilitando o dia a dia”, afirma Mola.

A previsão é que o serviço comece a funcionar a partir de julho de 2021.







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