Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
21 de outubro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Secretarias municipais trabalham na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para os próximos anos
Objetivo é identificar demandas e propor metas a serem seguidas pelo governo municipal
24/6/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria de Finanças (SEFIN) está trabalhando juntamente com as demais secretarias municipais na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, legislação que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelo governo municipal ao longo de um período de quatro anos.

Esse instrumento é de extrema importância para o futuro do Município, pois é ele quem dá início ao chamado ciclo orçamentário. Quando aprovado pelo Legislativo, o PPA serve como base para que a SEFIN e demais secretarias envolvidas elaborem anualmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA).

Os objetivos do PPA são identificar as demandas de cada setor a serem enfrentadas; definir as ações de cada secretaria ou entidade, em compatibilidade com os planos diretor, setoriais e de governo; e proporcionar maior interação entre as secretarias ou entidades, estabelecendo metas que visam, sobretudo, atender aos anseios da sociedade e garantir o desenvolvimento sustentável do Município.

O PPA é dividido em programas governamentais, sendo que cada programa deverá conter o objetivo, o órgão responsável pela execução, as ações com metas financeiras e físicas, fontes de financiamento, além de indicadores que ilustrem a atual situação e como o programa irá atuar para melhorá-la nos próximos quatro anos.

É papel de cada secretário propor o nome de programas e ações pretendidas, determinar indicador(es) que mensure(m) o alcance do objetivo do programa e sua evolução anualmente; determinar os custos das ações; metas físicas anualmente; garantir a continuidade da prestação de serviços essenciais; e indicar o grau de prioridade das despesas propostas para os programas e ações, para que o Poder Executivo possa, dentro dos limites orçamentários, definir o rumo do governo nos próximos anos.

Em reuniões com os representantes das demais secretarias municipais nas últimas semanas, o secretário de Finanças, Cristiano de Mola, tem se mostrado bastante otimista em relação à elaboração do PPA dos próximos anos. “O intuito das reuniões é promover um aprimoramento do planejamento, estabelecendo metas e objetivos convergentes com o plano de governo da prefeita Raquel Chini, já que o mesmo foi construído com base nos anseios da sociedade praiagrandense. São metas importantes e realizáveis a médio prazo que irão melhorar ainda mais a vida da população em nossa Cidade”.

O Projeto de Lei será finalizado em breve com as contribuições de cada setor da Administração Pública e encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal até o dia 13 de agosto de 2021.

Participação popular - A população tem participação ativa no futuro de Praia Grande, podendo colaborar com sugestões e propostas para o orçamento municipal todos os anos. Para isso, basta acessar o site da Prefeitura ou clicar direto no link (www.praiagrande.sp.gov.br/loa). O prazo para envio de propostas pelo canal on-line vai até o dia 16 de julho deste ano.

A audiência de apresentação do PPA em agosto será mais uma oportunidade para os munícipes compartilharem demandas e ideias para o Município que serão avaliadas e possivelmente incluídas no PPA.

Todos os anos, a Administração de Praia Grande incentiva a participação da população no processo de elaboração do orçamento público. “Todos os moradores de Praia Grande podem enviar propostas e demonstrar interesse no desenvolvimento da Cidade. É uma forma de exercer cidadania”, afirma Mola.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias