Brasão de Praia Grande  

sexta-feira
24 de setembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande investe na acessibilidade de canais oficiais de comunicação
Sites contam com sistema em língua de sinais, podendo ser acessado automaticamente
25/6/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Para que toda a população tenha ainda mais acesso às informações de serviços oferecidos pela Administração Municipal, a Prefeitura de Praia Grande está tornando os seus canais oficiais cada vez mais acessíveis, seguindo normativas da Lei Brasileira de Inclusão. Diversos recursos já estão disponíveis há mais de 1 ano, como opções para quem tem dificuldade de leitura, deficiências auditivas e visuais, daltonismo, entre outros. E desde o início da semana é possível também acessar automaticamente o sistema de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sem a necessidade de baixar nenhum software extra. Lista completa com os recursos oferecidos está disponível no link “Acessibilidade” no canto superior direito do site www.praiagrande.sp.gov.br.

O sistema oferecido para deficientes auditivos usa como base o software de código aberto VLibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Para acessar o sistema, sem a necessidade de baixar o software, basta o usuário clicar no ícone que simboliza as libras (duas mãos) no lado direito da tela de qualquer página dentro do site da prefeitura. Com isso, um assistente virtual será acessado, que traduzirá qualquer área que for clicada com o mouse. É possível, inclusive, traduzir textos completos (como os materiais jornalísticos disponíveis no www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias) ou lista completa de trabalhos oferecidos no link “Carta de Serviços”. No sistema, é possível ativar ou desativar a legenda e aumentar ou diminuir a velocidade da tradução feita em libras.

De acordo com a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados de Praia Grande, Luciana Santos Gonzaga Artave, o serviço já estava disponível no site, porém antes as pessoas precisavam baixar um software para utilizar o sistema. “Hoje em dia, isso está muito mais fácil, podendo ser acessado assim que o site abre. Todo o trabalho também só foi possível graças à dedicação da equipe do portal, que realiza a manutenção e atualização constante, em conjunto com o setor de comunicação da Prefeitura”.

Deficiente visual – Os deficientes visuais podem acessar aos canais oficiais de Praia Grande através do NonVisual Desktop Access (NVDA), que é um leitor de tela livre, gratuito e de código aberto. Com o sistema é possível que o usuário ouça as informações contidas no site, além de descrição do texto alternativo colocado nas imagens.

Teclado – O site da Prefeitura de Praia Grande permite a navegação via teclado. Os usuários que quiserem utilizar essa funcionalidade devem observar os seguintes comandos: ALT + 1: Redireciona para o começo do conteúdo principal da página atual; ALT + 2: Redireciona para o início do menu principal; e ALT + 3: Redireciona o usuário para o campo de busca do portal.

Contraste e fonte – É possível alterar também o contraste da tela, clicando no topo superior direito do site da prefeitura, ao lado do ícone de acessibilidade. A ação é importante para alguns casos de pessoas com problemas como daltonismo ou sensibilidade a alguma tonalidade. Além disso, no mesmo local, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte do site, clicando nos ícones “A-“ e “A+” da tela.

Lei Brasileira de Inclusão – A Lei Brasileira de Inclusão versa sobre diversos pontos, que vão desde o relacionamento de órgãos públicos e privados com pessoas com deficiência, até as disposições específicas voltadas a tecnologia e reformas estruturais. A lei completa pode ser acessada em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias