Brasão de Praia Grande  

sábado
31 de julho de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO
 
EM Fued Temer transforma blog e vídeos em ferramentas de ensino
Unidade utiliza instrumento desde o início da pandemia para alcançar alunos
30/6/2021
 
Há mais de um ano, as escolas municipais desenvolvem mecanismos para alcançar os alunos durante as aulas remotas. Cada uma ao seu jeito utiliza das mais variadas ferramentas que servem como ponte para levar conteúdo pedagógico. Para estreitar o relacionamento à distância com meninos e meninas, a EM Professor Fued Temer, situada no Bairro Guilhermina, passou a usar um instrumento bem conhecido dos internautas: o blog (https://pfuedtemer.blogspot.com).

A unidade de ensino adotou a ferramenta como mecanismo de comunicação com alunos desde o início da pandemia. No ano passado, as explicações do conteúdo pedagógico eram gravadas apenas em formato de áudio. A partir de 2021, professores e equipe gestora da unidade entenderam sobre a necessidade de reformular e passaram a trabalhar com vídeos, postados por eles no Youtube, mostrando o passo a passo das lições.

Para alimentar o blog, os professores se dividiram em grupos. Quem tem mais desenvoltura fica com a parte de gravar as filmagens com as explicações das matérias. Outro grupo, faz pesquisas de vídeos adicionais que completam o conteúdo pedagógico trabalhado. Uma terceira equipe de docentes assume a parte de preenchimento de formulários no Google Forms. Todos capitaneados pela assistente técnica pedagógica (ATP), Caroline Sati Muller.

De acordo com a ATP, a ferramenta foi escolhida para que todas as turmas de cada segmento tenham acesso de forma única ao mesmo conteúdo. Além do blog, os docentes ainda mantêm o contato direto com os pequenos por meio de diferentes ferramentas, como Zoom e Whatsapp. “Neste contato direto, o professor passa um conteúdo complementar, auxilia na explicação para tirar alguma dúvida e consegue acompanhar o desempenho deles mais de perto”.

Quando acessam o blog, pais e alunos entram em uma página principal onde a unidade coloca informações pertinentes as todas as turmas, como se fosse um quadro de avisos. Logo no topo, ficam as abas de acordo com os níveis de escolaridade do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para os pequenos que precisam de reforço com conteúdo de Educação Infantil ou que têm necessidades especiais também contam com espaços específicos.

Na prática – Dentro da divisão de tarefas, por estar mais adaptada com a ferramenta, a professora do 5º ano A, Adriana Reges de Menes Domingues, ficou com a função de alimentar os formulários no Google Forms. Para a docente, a centralização do conteúdo pedagógico no blog permitiu que os educadores se organizassem de melhor forma. “Conseguimos nos apoiar e dividir as tarefas. Assim temos mais tempo para dar suporte aos pais e alunos”, explicou.

Para a docente, a mudança de gravações de áudio, utilizado no ano passado, para a filmagem das explicações foi um grande avanço para a continuidade das aulas remotas. “Tínhamos a situação de alguns pais acompanharem as atividades com as crianças, porém não conseguirem explicar. O professor filmando passo a passo permitiu aos pequenos visualizar de forma mais clara o que pedia cada tarefa passada”, comentou.

A facilidade de interagir com os professores pelo Google Formulários também foi apontada como ponto fundamental por Adriana Domingues. Isso porque, de acordo com a docente, com o conteúdo pedagógico já na plataforma os alunos podem responder direto na ferramenta sem a necessidade de tirar fotos ou digitalizar as lições. “Eles estão bem habituados com computadores e outros equipamentos e isso torna o processo mais tranquilo”, completou.

“São diferentes questões que o blog facilitou. Tornou a equipe de professores mais colaborativa ao mesmo tempo em que deu mais tranquilidade aos pais e alunos”, ressaltou a docente. “Desde o ano passado vivemos tempos difíceis, onde precisamos nos reinventar. Por isso, a necessidade de pensar em ações para garantir concretamente a continuidade do aprendizado dos estudantes. E na nossa escola, o blog foi um facilitador”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias