Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande sedia protocolo regional de encalhe de baleias
Capacitação foi promovida pelo Instituto Biopesca
14/7/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Equipe da Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) participou de capacitação oferecida pelo Instituto Biopesca sobre protocolo regional para encalhe de baleias. Foram quatro encontros teóricos, e nesta quarta-feira (14) foi finalizado o ciclo com simulação de encalhe, seguindo todos os protocolos reais na praia do Bairro Canto do Forte.

O último encontro teórico aconteceu na terça-feira (13), no Teatro Serafin Gonzales, no Palácio das Artes. O palestrante trazido pelo Instituto Biopesca foi o médico veterinário Milton Marcondes, coordenador de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, e o tema da palestra foi “Encalhe de baleias: desafios e soluções”.

O coordenador geral do Instituto Biopesca, o médico veterinário Rodrigo Valle, explicou os próximos passos deste movimento. “Após esses encontros, e a simulação de hoje, mostrando como prosseguir em caso de encalhe de baleia vivas em nossa região, vamos promover reuniões com cada uma das instituições para que possamos elaborar um fluxograma que integrará o protocolo regional em ocorrências de encalhes de baleias vivas e mortas”.

Além da Sema, participaram também outras secretarias de Meio Ambiente da região, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a Fundação Florestal, o Centro de Mamíferos Aquáticos do ICMBio, Corpo de Bombeiros, entre outros setores relacionados ao tema.

“A Sema está muito feliz com a parceria cultivada com o Instituto Biopesca, e para nós é um grande privilegio ter este tipo de capacitação em nossa cidade, ainda mais porque recentemente tivemos um casos de encalhe em Praia Grande, foi uma baleia da espécie Jubarte, com cerca de 7 metros de comprimento, que apesar de ter aparecido morta na praia do Bairro Aviação, foi feito todo um trabalho e existe um protocolo para remover o animal da areia e, muitas vezes, as pessoas não conhecem esse processo e a importância de ter esse conhecimento técnico”, disse o Secretário da Sema, Antônio Eduardo Serrano.

O intuito do Instituto Biopesca com essa ação é preparar uma articulação regional para agregar instituições ambientais em ocorrências de encalhes de baleias em praias do litoral centro-sul de São Paulo. A proposta é que as instituições atuem conjuntamente e de forma ordenada para que a operação seja realizada de forma mais eficaz e rápida.

O curso foi ministrado por Milton Marcondes e contou com módulo teórico, com três aulas, e a parte prática que foi realizada nesta quarta-feira (14), com um exercício simulado de encalhe de baleia em área militar da praia do Canto do Forte.

“Essa articulação é fundamental porque os casos de ocorrência de encalhes de baleias vêm crescendo nos últimos anos e, assim, é muito importante que as entidades responsáveis estejam alinhadas a fim de agirem rapidamente em favor do bem-estar do animal e da segurança da população”, explicou o veterinário Rodrigo Valle.

Os casos de encalhe de baleias jubartes, em particular, vêm ocorrendo com maior frequência porque a sua população aumentou nos últimos anos em decorrência dos esforços de conservação dessa espécie.

“No caso das baleias encalharem vivas, é necessária a presença de profissionais qualificados, já que uma batida de cauda é suficiente para machucar quem não sabe fazer o manejo adequado”, comenta Rodrigo.

De acordo com ele, no caso de encalhe de animais já sem vida, os cuidados também são essenciais em termos de segurança sanitária, uma vez que a carcaça pode apresentar micro-organismos prejudiciais à saúde humana.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias