A Prefeitura de Praia Grande está realizando estudos com o objetivo de implantar uma ‘Delegacia Verde’ na Cidade. O equipamento funcionará também como referência para os demais municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. A ação está em fase de negociação com o Governo do Estado.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) praia-grandense é a responsável pelos estudos com relação ao tema, formatação do projeto e articulação junto ao Estado. Entre outras atribuições, a Delegacia Verde daria mais condições de trabalho voltados a preservação do ecossistema local e ainda atuaria na punição de possíveis infratores.
“Estamos articulando a viabilidade com o Governo do Estado para implantar aqui em Praia Grande a primeira ‘Delegacia Verde’. A ideia é atender não apenas o nosso Município, mas também toda a Baixada Santista. A unidade atenderá, entre outras atividades, as ocorrências de infrações e crimes contra o meio ambiente”, explicou o Secretário da Sema da Cidade, Antônio Eduardo Serrano.
O titular da Sema comentou ainda que a localização geográfica de Praia Grande é fator importante para instalação do equipamento na Cidade. “Praia Grade está numa região de total preservação, com reservas legais, o que requer ainda mais cuidados quando o assunto é preservação. Isso ainda nos ajudaria na contenção de submoradias nessas áreas, pois sansões serão aplicadas de forma mais ágil”, disse Serrano.
Referência - Praia Grande é privilegiada porque está rodeada de Unidades de Conservação. O Município conta com o Parque Estadual Xixová-Japuí, Parque Estadual Serra do Mar, a APA - Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro e um dos ecossistemas mais complexos, o manguezal. Possui ainda mais de 22 quilômetros de praias.
“Olha o tamanho da responsabilidade que temos para com a nossa Cidade e Região. É por isso que estamos em tratativas para conseguir galgar mais esse importante passo para o nosso litoral”, conclui o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande.
PMVA - Praia Grande tem desenvolvido diversas ações em benefício do Meio Ambiente. A Cidade se destaca nas ações sustentáveis e ambientais e pelo segundo ano consecutivo recebeu o selo de certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA). O prêmio é entregue para os municípios líderes do ranking na ação.
O PMVA foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007. O Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável
|