O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Praia Grande (COMPIR-PG) empossou os novos membros da sua diretoria na última terça-feira (3). Os cargos eleitos foram de presidente, vice-presidente, primeiro secretário e secretário, que ficarão à frente do conselho no biênio 2021/2023.
Elton Alexandre (Nego Panda) foi eleito presidente; Gladston Fenorixá (Pai Gladston Ti Èrìnlè) vice; e José Paulo (Zé Paulo) secretário.
O presidente, Elton Alexandre começou sua trajetória na promoção da igualdade racial na década de 90, quando passou a compreender mais a fundo as questões da negritude e de sua ancestralidade através da capoeira e do hip hop.
Desde então, procura desenvolver trabalhos ligados ao combate ao racismo e conscientização por meio da arte e educação. “Sempre procurei espalhar a palavra através da música e poemas, trazendo essas questões para a população em geral. Já promovi e participei de muitos debates, fóruns e conferências, a fim de entender melhor algumas questões sobre a luta antirracista e ter esse diálogo com a população”.
Apesar do pouco tempo que terá à frente do conselho, Elton apresentou diversos projetos para a população preta. “Vamos buscar parcerias com diferentes secretarias, como a de Educação, por exemplo, a fim de promover uma educação antirracista nas escolas. Precisamos trabalhar essas questões além das datas comemorativas, trazendo debates sobre racismo estrutural, educação antirracista, além de palestras de capacitação para os professores e gestores escolares para que eles entendam melhor as questões envolvidas nesse tema”, explicou.
Outro objetivo apresentado por Elton é incentivar o afroempreendedorismo na Cidade. “O intuito é fomentar a economia criativa e solidária, capacitando os afroempreendedores por meio de cursos diversos para que eles possam entender melhor o mercado de trabalho, o produto que eles têm e a melhor forma de trabalhá-lo”, afirmou.
A saúde também será prioridade para a gestão. “Queremos trabalhar a divulgação de campanhas da saúde para a população preta, inclusive saúde mental, buscando parceria com a Secretaria de Saúde para esse trabalho”.
Atendimento - A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias.
|