Praia Grande participa do VII Workshop de Geoprocessamento da Baixada Santista

Sistemas GEOPG e cadastro habitacional foram temas das apresentações do evento

5/8/2021

Praia Grande participou no VII Workshop de geoprocessamento da Região Metropolitana da Baixada Santista na quarta-feira (4). O evento, que faz parte das ações e projetos elaborados pela Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) com apoio da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), foi realizado de forma virtual, através de videoconferência e contou com a participação dos Municípios da região.

Com a proposta levar informações sobre inovação e novas tendências tecnológicas sobre Geoprocessamento, o Workshop teve como público alvo os técnicos e gestores públicos, principalmente de tecnologia, planejamento, meio ambiente, segurança pública, defesa civil e outros setores que trabalhem de alguma forma com geoprocessamento nos municípios da Baixada.

A abertura do evento contou com a presença da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, que destacou a importância do Condesb, da Agem e da união dos municípios para discutir questões da região metropolitana. “Que este evento de geoprocessamento seja proveitoso e traga discussões e avanços no tema para as Cidades da nossa região”.

O workshop contou com as seguintes palestras: Histórico de Workshops (Márcio Aurélio De Almeida Quedinho); A evolução do georreferenciamento no centro de controle operacional (Paulo Roberto De Oliveira Souza); Geoprocessamento no município de Bertioga (Felipe Fávaro, Samuel Paes); São Vicente do analógico ao digital (Katia Gomes Pinto Rodrigues, Kelly Regina Evangelista de Almeida); Sistema do cadastro único de habitação de Praia Grande (Juliano Fornazari, Marcus Lessa Lopes Feitosa); e Geotecnologias e possibilidades no setor público (Alan Caetano Alves).

A apresentação sobre o Sistema do cadastro único de habitação de Praia Grande e as funcionalidades do GEOPG, ministrada pelo secretário adjunto de Planejamento, Juliano Fornazari e pelo Programador da Seplan Marcus Lessa Lopes Feitosa, destacou benefícios do sistema municipal. No cadastro habitacional, o sistema garante a organização de dados e evita o conflito e a duplicidade de cadastros. O sistema permite ainda a consulta de detalhes sobre informações geográficas, como trechos em regularização, limite de bairros, áreas de risco, espaços de preservação, imóveis regularizados, etc. Ao final, da apresentação, participantes tiraram dúvidas e comentários sobre o sistema.

A secretária de Planejamento, destacou que o GEOPG existe desde 2017 e foi todo desenvolvido pelos técnicos em softwares gratuitos. “O GEOPG traz informações da Cidade de forma dinâmica e atualizada em uma plataforma digital disponibilizada na internet, garantindo a transparência dos serviços e equipamentos públicos da Cidade”.