Brasão de Praia Grande  

domingo
26 de junho de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG é a primeira Cidade a receber visita técnica para elaboração do Plano Regional de Mobilidade
Encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (11)
11/8/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande recebeu nesta quarta-feira (11) visita técnica da empresa Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos com o objetivo de fazer um levantamento de dados para o início do processo de elaboração do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS). A ação está sendo coordenada pela Agência Metropolitana (Agem) e o Município foi o primeiro receber a passagem dos técnicos. Durante as visitas às Secretarias Municipais de Transportes (Setransp) e de Trânsito (Setran) representantes dos setores apresentaram projetos relacionados à implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido), além de apresentar o cenário viário e de transporte atual.

O projeto do PRMSL-BS, iniciado em maio deste ano, tem duração prevista de 15 meses e faz parte do Programa Euroclima+, da União Europeia, que financia ações de redução dos efeitos das mudanças climáticas e adaptações a elas. O PRMSL-BS definirá as ações que promovam a integração metropolitana e impulsionem a mobilidade urbana sustentável nas nove cidades da Baixada Santista.

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é a responsável pelo projeto e a execução ficará a cargo da empresa Setec. A Agem tem a responsabilidade da gestão, do acompanhamento e do direcionamento dos trabalhos juntamente com a Câmara Temática de Mobilidade e Logística.

Entre os assuntos a serem tratados durante as visitas, que também serão realizadas nas demais cidades da Região, estão a base de dados de bilhetagem eletrônica para modelagem de transportes, o levantamento dos projetos de mobilidade já existentes, as propostas do município para diretrizes do PRMSL de Praia Grande e as perspectivas para o futuro da mobilidade na região, entre outros assuntos de interesse do município.

O gerente da Setec, responsável pelo PRMSL-BS, Luis Fernando di Pierro, afirmou ter achado o sistema de transportes de Praia Grande muito organizado. “A Cidade conta com muitos projetos já com uma visão metropolitana, o que vem ao encontro do nosso Plano, que tem justamente essa visão de integração da Região. O nosso primeiro desafio será promover essas ações regionais conectadas; além dos desafios já expressos na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Como o de dar prioridade ao transporte público, ao transporte ativo de bicicletas e pedestres, reduzir o uso do transporte individual, e das emissões dos gases efeito estufa, com medidas tecnológicas, operacionais e de gestão”.

Dentre os próximos passos, di Pierro destacou que está a continuidade da identificação do cenário atual da Região. “A sequência de ações inclui o levantamento de dados e, principalmente o diagnóstico da situação. A partir dessas informações, teremos a nossa linha base da mobilidade metropolitana e com ela vamos poder propor ações junto à sociedade para aprimorar todo o sistema”.

Segundo o diretor executivo da Agem, Milton Gonçalves de Luz, é muito importante que a empresa responsável pelo trabalho veja em loco o cenário das cidades. “Assim, é possível perceber quais são as necessidades da Região nesta área de transporte e sistema viário. E Praia Grande foi escolhida como a primeira a receber essa visita técnica por ser uma Cidade à frente dos tempos e construída de forma planejada”.

Durante a reunião, o secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, apresentou para a equipe técnica os projetos do VLT e BRT, além de explicar a problemática atual do viaduto localizado na altura do trecho chamado de Curva do S. “Esses encontros nesta fase inicial do Plano Regional são essenciais para a montagem do diagnóstico real de tudo o que vem acontecendo nas nove Cidades e quais são as propostas de acordo com essas realidades, mas de forma que possam aprimorar o sistema de forma metropolitana”.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias