Brasão de Praia Grande  

terça-feira
17 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande entrega novos equipamentos para a Guarda Civil Municipal
Foram adquiridas dez câmeras de corpo e dez pistolas de choque
20/8/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande recebeu nesta sexta-feira (20) novos equipamentos que serão usados pelas equipes da corporação, reforçando a segurança da Cidade. Câmeras de corpo (bodycam) e pistolas de choque (spark) foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Kátia Sastre, que participou junto com a prefeita Raquel Chini da apresentação dos equipamentos, no Paço Municipal.

Os equipamentos foram testados no ano passado e adquiridos por meio de processo licitatório com recursos da emenda parlamentar de R$ 100 mil enviados pela deputada, que é policial militar.

Ao todo, são dez câmeras de corpo com tecnologia capaz de conectar as imagens captadas, via conexão 4G, ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) em tempo real e autonomia de 6 a 8 horas de atividade. As câmeras serão destinadas inicialmente às equipes de carros elétricos e motos, que não dispõem de câmeras como as outras viaturas da corporação.

Também foram adquiridas dez pistolas de choque (spark), de menor potencial ofensivo, com alcance de seis a dez metros de distância e carga elétrica suficiente para imobilizar e neutralizar sem lesões permanentes ou graves.

Após acompanhar a apresentação dos equipamentos, a prefeita Raquel Chini agradeceu à deputada pela destinação da emenda parlamentar e frisou a importância de o Município poder contar com parcerias que ajudam a manter o desenvolvimento da Cidade. “A Administração Municipal se preocupa com a continuidade do que vem funcionando e a área de Segurança é um exemplo disso por meio da tecnologia na redução dos índices criminais. Só podemos agradecer à deputada por esse olhar voltado à segurança de Praia Grande”.

A Segurança Pública é uma das principais bandeiras da deputada, que escolheu Praia Grande para direcionar a emenda parlamentar como uma resposta aos seus eleitores no Município. “Muitas vezes, essa resposta não é na área de segurança pública, mas reflete nela indiretamente, como em ações sociais, por exemplo. No caso de Praia Grande, vejo que esse recurso está sendo muito bem aplicado e a Cidade está de parabéns”.

A visita da deputada foi finalizada no Cicoe, onde ela pode conhecer de perto como a tecnologia é utilizada no combate à criminalidade e redução dos índices criminais. O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, mostrou cada um dos softwares empregados, como o de reconhecimento facial e o “cerco eletrônico”. “Atualmente, são quase 3 mil câmeras que sozinhas não nos dariam os mesmos resultados. A inteligência dos softwares e a integração são fundamentais”.

Recentemente, os integrantes da GCM passaram a contar com um novo instrumento de trabalho: o celular. Com um aplicativo para o registro das ocorrências atendidas, o trabalho das equipes ganhou mais agilidade e precisão. Além disso, todas as viaturas da corporação contam com câmeras cujas imagens também podem ser transmitidas ao Cicoe, dando mais transparência e segurança nas ações da GCM.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias