Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande registra maior crescimento populacional da Baixada Santista
Segundo IBGE, PG teve 5.609 novos moradores, maior aumento da região em números absolutos
27/8/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande continua como um dos municípios que mais crescem no Brasil. Conforme estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada nesta sexta-feira (27), o Município registrou uma população estimada em 336.454 pessoas em 2021. Isso representa um crescimento de 5.609 pessoas no último ano, o maior crescimento demográfico da Baixada Santista em números absolutos e o segundo em proporção à população total (1,67%).

O levantamento do IBGE estimou a população residente nos 5.570 municípios brasileiros e conforme os dados, a população do Brasil chegou a 213,3 milhões de habitantes. Na Baixada Santista, Praia Grande consolidou a posição alcançada na estimativa de 2020, quando foi considerada o 3º Município mais populoso da Região, superando Guarujá em número de habitantes.

Ainda conforme a estimativa deste ano, em números absolutos, São Vicente registrou um aumento de 2.484 novos moradores; seguido de Guarujá, com 2.227; Bertioga, com 1431; Itanhaém, com 1249; Mongaguá, com 919; Cubatão, com 895; Peruíbe, com 696; e por último, Santos, com 335 novos moradores.

As estimativas do IBGE são realizadas por procedimento matemático. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. O IBGE ressaltou que os efeitos da pandemia da covid-19 não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e natalidade. Conforme a estimativa, o saldo de novos moradores é migratório, pois o crescimento vegetativo negativo que já era uma tendência, vem sendo acentuado devido a pandemia.

O último levantamento do IBGE foi realizado em 2010 e apontou que a população de Praia Grande era em torno de 262 mil habitantes. O estudo é realizado a cada 10 anos, mas devido a pandemia o Censo não foi realizado em 2020 e em 2021 teve o orçamento cortado pelo Governo Federal.

Conforme a secretária de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, as estimativas são importantes e confirmaram que Praia Grande mantém uma média de cerca de 6 mil novos moradores por ano, no entanto, esses levantamentos são feitos com base no último Censo e quanto mais longe do ano da apuração, nesse caso em 2010, mais distorcida fica a estimativa.

“Pra Grande é uma Cidade que naturalmente atrai novos moradores, a Cidade tem um histórico disso nos últimos anos e 2021 não foi diferente. É nítido, pelos serviços públicos oferecidos, que o Município cresceu acima da média e, por isso, aguardamos ansiosos a definição e a data para a realização do próximo Censo, estudo oficial e fundamental para o planejamento dos serviços municipais nos próximos anos”.

Progresso - O crescimento de Praia Grande não é só populacional. Ao longo dos últimos anos a Prefeitura tem desenvolvido uma série de ações e ampliação de serviços para garantir que o progresso acompanhe esse aumento demográfico. As melhorias na infraestrutura dos bairros, nas unidades de saúde, educação, assistência social, transportes e espaços de lazer, proporcionam qualidade de vida aos moradores, sem falar que o Município cresce de forma organizada e atrai novos empreendimentos comerciais a cada ano, o que resulta em novos postos de emprego e fortalece desenvolvimento econômico.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias