Brasão de Praia Grande  

domingo
4 de dezembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Academia da Saúde Rio Branco faz reabilitação pós-covid em pacientes
Atendimento ocorre de maneira multidisciplinar com a Usafa
9/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Um dos grandes desafios daqueles que foram acometidos pela covid-19 é se recuperar totalmente das sequelas que muitas vezes permanecem, dificultando até mesmo a realização de atividades cotidianas. Por isso, o foco na reabilitação é um dos principais objetivos da Prefeitura de Praia Grande nesse momento de retomada responsável das atividades de rotina na área da saúde.

Um dos exemplos são as Academias da Saúde, que atuam em conjunto com as Unidades de Saúde da Família (Usafas) para identificar os pacientes com sequelas de covid e direcionar o melhor atendimento. É o caso da Academia da Saúde Rio Branco, que, além de oferecer atividades físicas para todas as idades, tem desenvolvido um programa de exercícios para que os pacientes com sequelas pós-covid possam realizar, em casa ou na academia, visando a retomada da autonomia no dia a dia.

Tudo é feito a partir de um encaminhamento médico da própria Usafa Rio Branco, que pode direcionar o paciente para o Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, ou mesmo desenvolver atividades na própria academia. A pessoa passa por uma consulta com o educador físico, que analisa a situação do paciente, suas demandas e indica o melhor conjunto de exercícios para o seu bem-estar.

Esse trabalho tem ajudado a família de Jackeline Ferreira, 36 anos, a superar a covid-19 e as suas sequelas. Ela conta que reside com os pais e em abril contraiu o novo coronavírus, fez a quarentena e não teve sintomas graves, nem seus parentes foram infectados. Porém, em julho, o pai Isaac José da Silva, 61, e a mãe Rosimar Ferreira de Melo Silva, 57, acabaram contraindo o vírus, enquanto ela passou incólume do contágio.

Apesar de a mãe ter sido infectada, ela desenvolveu apenas sintomas leves. O problema é que o pai de Jackeline ficou muito doente e foi internado por 18 dias. “Meu pai ficou muito mal. No décimo dia de quarentena ele saturou superbaixo, precisou de internação e foi direto para a UTI, onde ficou 13 dias, além de outros cinco na enfermaria”, destaca Jackeline.

Uma possível explicação para essa diferença de Jackeline e a mãe em relação ao pai é dada pelo educador físico da Academia da Saúde Rio Branco, Fernando Carneiro: “A mãe e a filha frequentam a Academia da Saúde e, por serem fisicamente ativas, tiveram apenas casos leves. Já o pai, que não fazia nenhuma atividade, ficou muito mal. Hoje em dia está comprovado que pessoas que praticam exercício físico e possuem boa densidade de massa magra são menos acometidas pela covid e, caso sejam infectadas, têm menor incidência de complicações, além da recuperação ser muito mais rápida”.

Jackeline conta que sempre foi ativa, tendo frequentado academias particulares anteriormente. E após um tempo sem fazer atividades, se inscreveu na Academia da Saúde Rio Branco, incentivada pela mãe, que já fazia as aulas. “Eu estava com o colesterol no limite e daí resolvi não arriscar, comecei a fazer exercício para ver se baixava. E está melhorando bastante no dia a dia, tenho mais disposição. Eu trabalho de manhã e assim que chego, tomo banho, me troco e venho para a academia”, comenta.

Enquanto Jackeline segue focada em ter mais qualidade de vida, seu pai retoma aos poucos à normalidade, contando com o apoio da equipe de saúde da família e da academia. “Depois que seu Isaac teve alta, ele passou na Usafa com nossa equipe multidisciplinar, comigo, com o médico e a enfermeira e, após uma avaliação conjunta, indiquei exercícios respiratórios, caminhada e fortalecimento das pernas, como subir a escada de casa, coisa que ele não estava conseguindo fazer por causa da covid”, detalha Fernando.

Recentemente, Isaac foi encaminhado para o CER para dar seguimento a outros cuidados. Mesmo assim, a expectativa da filha Jackeline é de contar logo com o pai na Academia da Saúde. “Semana que vem acho que ele já estará aqui. O professor Fernando já passou os exercícios para ele em consulta para fazer em casa e em breve vai começar a se exercitar aqui”, crê.

Inscrição – Pessoas de todas as idades podem fazer atividades nas Academias da Saúde de Praia Grande. Para fazer a matrícula, basta procurar o educador físico com cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. O paciente também pode ser indicado para a academia pela equipe de saúde da família da Usafa.

Reabilitação pós-covid – Para atender a demanda de pacientes com sequelas físicas ou mentais provocadas pela pandemia, a Prefeitura de Praia Grande ampliou a oferta de atendimento da rede de saúde pública. As 30 Usafas espalhadas pelo Município são a porta de entrada. O paciente é atendido pela equipe e, caso as sequelas sejam leves, ele é direcionado para uma das Academias da Saúde, que contam com diversas atividades supervisionadas por educadores físicos e voltadas para todas as idades.

Caso haja a necessidade de um cuidado mais especializado, o paciente é encaminhado para o CER, que oferece sessões de fisioterapia e hidroterapia. Os munícipes que apresentem transtornos psicológicos diversos, como ansiedade, depressão, entre outros, poderão ser encaminhados pelas Usafas para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

Confira o endereço e as atividades das Academias da Saúde de Praia Grande:

Academia da Saúde Ocian
(Rua José Jorge, s/nº, Ocian)

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular
- Caminhada
- Ginástica funcional: condicionamento físico, treinamento resistido

Academia da Saúde Santa Marina
(Rua Particular Anhanguera, Bairro Anhanguera)

- Alongamento, fortalecimento, coordenação, mobilidade E estabilidade articular.
- Oficina de memorização
- Ginástica funcional
- Oficina de artesanato

Academia da Saúde Aloha
(Rua Walter Feliciano, s/nº, Nova Mirim)
- Yoga
- Caminhada
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular, treinamento funcional

Academia da Saúde Maracanã
(Rua César Rodrigues, s/nº, Maracanã)

- Alongamento, flexibilidade e mobilidade articular
- Coordenação motora
- Ginástica funcional
- Atendimento clínico
- Grupo de Hipertensos e Diabéticos (atividade física)
- Problemas Articulares e Obesos (atividade física)
- Redução de medidas (nutricionista do NASF)
- Caminhada
- Ritmos
- Dança Cigana
- Jogos Recreativos (jogos de mesa e tabuleiro)
- Teatro

Academia da Saúde Antártica
(Rua Samuel Aunweor, s/nº, Antártica)

- Alongamento, mobilidade e estabilidade articular.
- Ginástica funcional. (Condicionamento físico, treinamento resistido).
- Esportes de Rede

Academia da Saúde Melvi
(Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi)

- Auriculoterapia
- Atendimento clínico
- Jogos recreativos
- Condicionamento físico
- Funcional
- Alongamento
- Fortalecimento muscular
- Atividades de memória e raciocínio

Academia da Saúde Rio Branco (Esmeralda II)
(Rua Hugo de Carvalho Ramos, s/nº, Esmeralda)

- Atendimento clínico
-Alongamento, mobilidade e estabilidade articular
- Ginástica funcional

Academia da Saúde São Jorge
(Avenida dos Trabalhadores, n°4.242, Bairro Antártica)

- Alongamento e relaxamento
- Equilíbrio e mobilidade
- Funcional
- Fortalecimento e resistência

Academia da Saúde Samambaia
Atividades ainda estão suspensas por conta do atendimento à covid-19.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias