Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
25 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Servidores da Prefeitura de Praia Grande participam de palestra sobre coleta seletiva
Atividade foi desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade
15/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A coleta seletiva está entre as principais ações voltadas a preservação da natureza e do meio ambiente. Conscientizar sobre esta prática sustentável e reforçar a sua necessidade de ampliação foram temas abordados na palestra para servidores da Prefeitura de Praia Grande lotados no Paço Municipal e ainda funcionários da empresa que presta serviços de limpeza. A ação desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade ocorreu na terça-feira (14), no auditório jornalista Roberto Marinho.

A realização da palestra contempla o programa ‘PG Menos Resíduos (PG-R)’. Durante o evento, o secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Antônio Eduardo Serrano, Destacou a importância de implantar o hábito de separar os resíduos em casa e também no ambiente do trabalho.

“Nós enquanto poder público temos que dar o exemplo. Além do trabalho desenvolvido pela Sema em parceria com as demais secretarias e os prestadores de serviços da administração de conscientização e separação dos resíduos produzidos, precisamos levar esta mudança de hábito para as nossas casas, ensinar nossos filhos e netos para que a cultura de disseminar cuidados com o meio ambiente seja cada vez mais presente em nossos dias. Simples gestos como separar o lixo, usar garrafinha com água, adotar seu copo para o cafezinho, no final do dia, do ano, além de uma economia incrível, também colaboram com a geração de menos resíduos. Desta forma, poluímos menos o nosso planeta”, comentou o secretário.

A palestra foi ministrada pela bióloga e chefe da Seção de Programas Socioambientais da Sema, Mariane Laurentino Ferreira, que falou sobre a importância de trabalhar a coleta seletiva. Outro tema debatido foi a Lei Complementar nº 866/2020, que disciplina o gerenciamento de Resíduos Sólidos produzidos em Praia Grande e institui o Programa Praia Grande Menos Resíduo.

“A capacitação foi para os servidores públicos referente à prática da Coleta Seletiva nas secretarias municipais, iniciando nas secretarias lotadas no Paço Municipal e funcionários da empresa terceirizada Litoral. Na Sema, por exemplo, tivemos uma grande economia ao reduzir as lixeiras individuais. Agora, são lixeiras coletivas e o consumo de saco plástico foi incrível, além de ter o espaço correto para a destinação de lixo orgânico e não orgânico, mais conhecido como lixo seco e úmido”, explicou Mariane.

A Lei fala ainda do conceito do “Grande Gerador”, que é aquele que produz 120 kg de resíduos sólidos ou mais por dia, sendo comercial ou doméstico. Por exemplo, shopping center, hipermercados, supermercados, empresas de comércio varejista, restaurantes, bares, grandes condomínios residenciais e a Prefeitura Municipal (ou o serviço público municipal).

Estrutura - O Paço Municipal já conta com lixeiras instaladas especificas para o lixo orgânico e para o inorgânico (recicláveis). Além disso, a Cidade dispõe de equipamentos que recebem materiais recicláveis, como os Ecopontos que são referência em destinação correta de outros resíduos, como, por exemplo, poda de árvore, resíduos da construção civil (RCC), entre outros.

A procuradora Municipal, Carla Burle, participou da palestra e elogiou a iniciativa da Sema. “Existe outra questão importante. Não se trata apenas de lixo, mas também da fonte de renda para inúmeras famílias que trabalham com reciclagem. Esse tema é importante. Fazendo a separação adequada, além de ajudar nosso meio ambiente, ainda colaboramos com as cooperativas”, disse.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias