Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
25 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
SEMA faz doação de mudas de árvores para o Departamento de Educação Ambiental
Os plantios serão realizados em escolas municipais, conforme demanda
16/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (SEMA) realizou doação de 30 mudas a pedido do Departamento de Educação Ambiental que serão plantadas em espaços apropriados, nas escolas municipais.

“Temos bastantes mudas em nosso viveiro municipal que provêm das ações de compensação ambiental, então em conversa com a equipe do Departamento de Educação Ambiental, que é nosso parceiro, veio a ideia de novamente fazer a doação das mudas para que fossem plantadas através dos projetos do departamento”, explica o secretário da SEMA, Antônio Eduardo Serrano.

A bióloga e membro da Equipe Pedagógica do departamento de educação ambiental (DEA), Fernanda Portela, disse que é sempre muito interessante trabalhar o plantio de árvores, que é um gesto de amor à vida. “ Estamos felizes em mais uma vez recebermos mudas, nossa ideia é plantar em nossas unidades escolares, claro que em espaços já estudados, liberados e adequados. O Plantio vai acontecer conforme os diretores das unidades forem nos passando a necessidade de mais uma árvore no ambiente. Arvore é vida e plantar é um ato de amor”, conclui.

Compensação Ambiental – Para cada árvore removida em propriedade particular, o responsável pela remoção deve realizar o plantio compensatório de 10 mudas em local próprio. Não havendo possibilidade de plantio, a alternativa é realizar a doação de mudas ao viveiro municipal. As compensações são realizadas mediante assinatura de TCA (Termo de Compromisso Ambiental) pelo responsável, se comprometendo a realizar as devidas compensações para cada árvore retirada. A base de cálculo é a de 30 mudas a serem doadas para cada árvore retirada através de pedido de autorização ou 40 mudas a serem doadas para pedidos de regularização, ou seja, quando não é possível identificar as espécies através das vistorias realizadas.

Importante lembrar que Praia Grande está entre os municípios mais bem colocados da Baixada Santista na classificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), que é um programa conferido pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios que adotam boas práticas ambientais. A Cidade já tem o selo de classificação do PMV e continua trabalhando para fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável, exemplo disso é a Lei de arborização urbana (1875/2017), que regulamenta o corte de árvores isoladas na Cidade.

“O ideal é que não se precise retirar as árvores de seus locais de origem, sendo o corte a última alternativa, quando existe risco iminente de queda ou danificações graves nos imóveis ou quando realmente não há possibilidade da manutenção desses indivíduos por conta de novas construções. Nestes casos, os plantios e as doações são necessários no intuito de mitigar os impactos ambientais ocasionados pela supressão da árvore”, explica o chefe da Seção de Normatização e Desenvolvimento Ambiental, Felipe Porto Medeiros Santos.

Para saber mais informações sobre a solicitação de autorização ou regularização do corte de árvores em propriedades particulares, acesse: http://www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos/?id_descricao=161&servico=Corte%20de%20%C3%A1rvore%20isolado%20ou%20transplante%20em%20%C3%A1rea%20particular





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias